Governador negocia com o Bird nova fase do Swap

20 de outubro de 2011 - 10:30

Cid Gomes se reúne com diretor do Banco Mundial para o Brasil

Durante a reunião com Makhar Diop, foi discutido o o financiamento de novos projetos de infraestrutura para o Ceará. Ampliar financiamento de projetos para o Ceará. Esse foi o principal tema da reunião entre o governador Cid Gomes e o diretor do Banco Mundial (Bird) para o Brasil, Makhtar Diop, realizada nesta quarta-feira (19), em Brasília. Durante o encontro,foram acertados detalhes para as operações de crédito  na modalidade SWAp e outra para obras de recursos hídricos.O empréstimo SWAp II termina em abril do próximo ano, portanto, após esse período um novo deverá ser contratado para projetos estruturantes, referente ao SWAp III.

O empréstimo modalidade SWAp (Sector Wide Approach) do Estado do Ceará com o Banco Mundial tem como base o SWAp I, empréstimo no valor de US$ 150 milhões, iniciado em 18/10/05, que deu suporte à agenda de desenvolvimento social do Estado e que foi concluído em 31/12/2007. O contrato do SWAp II, no valor de US$ 240 milhões, foi assinado em 19/03/2009 tendo como prazo final 30/06/2012. O principal objetivo do projeto SWAp II é contribuir para ampliar e consolidar os avanços sociais, dando apoio a competitividade e crescimento econômico do Ceará, assim como a modernização institucional do Estado.

O Projeto SWAP é uma operação de crédito inovadora desenvolvida junto ao Banco Mundial. Sua característica principal é o apoio ao fortalecimento da gestão do governo direcionada ao objetivo da promoção da inclusão social no estado. Os recursos financeiros são aportados diretamente ao tesouro estadual e viabilização a continuidade de programas nas áreas de saúde, educação abastecimento de água, esgoto, recursos hídricos e meio ambiente.

Ministério dos Transportes

Ainda em Brasília, o governador Cid Gomes manteve audiência com o ministro dos Transportes, Paulo Passos. Durante a reunião, o Governador tratou da necessidade de incrementar o ritmo da Ferrovia Transnordestina e da recuperação imediata das condições das BRs que cortam o Ceará. De imediato, o Ministro designou o diretor geral do Dnit, Jorge Ernesto Pinto, para vir ao Ceará já na próxima semana para formatar, em conjunto com o Estado, um plano de trabalho para a melhoria dessa rodovias. Essa foi a primeira audiência entre o governador Cid Gomes e o ministro Paulo Passos.

19.10.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado / Casa Civil

comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3466.4898