Governo do Ceará perfurou mais de 1.200 poços profundos em 2022

13 de janeiro de 2023 - 13:45

O Estado do Ceará, através da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e seus órgãos vinculados, possue uma sólida estrutura institucional de gestão e uma expressiva infraestrutura hídrica de açudes, poços, adutoras e eixos de integração entre as bacias hidrográficas, que permitiu o enfrentamento de grandes períodos de seca de forma resiliente. Essa diversificação da matriz hídrica fez com que nenhum município do Estado entrasse em situação de colapso.

A Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) perfurou 1.228 poços no ano de 2022, distribuídos em todas as regiões do estado. O número é o maior dos últimos 4 anos, ficando atrás apenas para o ano de 2018 onde foram perfurados 1.977 poços. A medida tem garantido hoje o abastecimento de cidades inteiras com água subterrânea. Se o poço apresenta baixa vazão, instala-se chafariz. Não há água perdida. Para regiões onde a água subterrânea não é própria para consumo humano, a instalação de sistemas de dessalinização foi a saída adotada para evitar o desabastecimento.

De 2015 a 2022 foram perfurados, através da Sohidra, 10.882 poços profundos. O número representa mais de 64% de todos os poços perfurados pela Sohidra nos seus 30 anos de existência.

Cidades inteiras foram atendidas com poços profundos

Um só município – Boa Viagem, no Sertão de Canindé – já recebeu mais de 200 poços na busca pelo mínimo de vazão que garanta o abastecimento. Em Pedra Branca, em virtude das baixas vazões encontradas nos poços construídos, uma rede adensada de chafarizes foi montada na malha urbana, garantindo o abastecimento da cidade apenas com a água subterrânea.