Governo do Estado entrega sistemas de abastecimento com dessalinizadores na zona rural de Itapajé

29 de junho de 2018 - 16:38

Equipamentos são do Programa Água Doce, parceria da Secretaria dos Recursos Hídricos com o Ministério do Meio Ambiente. No total, o Ceará será contemplado com 277 sistemas em 44 municípios

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), entregou, nesta quinta-feira (31/03), cinco novos sistemas de abastecimento d’água com dessalinizadores do Programa Água Doce (PAD), em Itapajé, na região Norte do Estado. O investimento de R$ 680,8 mil passa a garantir a 389 famílias, de cinco comunidades rurais, acesso a água de qualidade: Pé de Serra de Santana, Serrote do Meio, Jardim, Mulungu e Pedra D’água. O dessalinizador instalado na comunidade de Serrote do Meio também beneficiará moradores da Vila dos Rodrigues, Vila Lino e Alto do Tamarindo.

“Mais do que os recursos financeiros, repassados integralmente pela União, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para estes investimentos, gostaria de destacar a importância da parceria que se estabelece com o Água Doce. Aqui estão envolvidos, além da União, o Estado do Ceará, por meio da SRH, a prefeitura de Itapajé e, talvez principalmente, as comunidades, por meio de suas associações”, destacou o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.

Teixeira destacou ainda o empenho da equipe estadual do PAD, que já concluiu a construção de 60 sistemas em vários municípios do Estado. “Quando falo em concluir a obra, não tenho em mente apenas a parte física da estrutura, o que já é considerável, mas também todo o trabalho social, de treinamento do pessoal local, que tem de estar engajado para que o sucesso do programa esteja garantido”, ressaltou.

O Coordenador Nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva, destacou que a entrega dos cinco equipamentos em Itapajé marcou também o funcionamento dos primeiros 60 dessalinizadores do PAD no Ceará. “Ao todo, o convênio prevê a instalação de 277 sistemas no Estado. E eu queria destacar que o Ceará vem sendo uma referência para os outros oito estados onde o PAD está presente”, revelou.

Saraiva frisou ainda que o dessalinizador promove uma filtração muito eficaz na água. “Trata-se de uma filtragem molecular. Significa dizer que tira também vírus e bactérias para além do sal. Trata-se de um eficaz processo de purificação da água,” disse.”Tenham certeza de que vocês, a partir de agora estarão tomando uma água de altíssima qualidade, um remédio”, exagerou. “É um a estação de tratamento de água que estamos implantando aqui,” concluiu.

O PROGRAMA
O PAD promove e disciplina a implantação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis. O uso dessa tecnologia atende prioritariamente, as populações de baixa renda, residentes em localidades do semiárido. O programa já beneficia cerca de 100 mil pessoas em 154 localidades do Nordeste, ampliando suas ações para garantir o acesso à água de qualidade nessas comunidades.

Nas localidades atendidas, a gestão dos sistemas é realizada pelo Núcleo Local, a partir de um acordo celebrado entre todos, com a participação do estado e do município. O Programa no Estado do Ceará envolve recursos financeiros totais da ordem de R$ 44 milhões. Beneficiará 277 comunidades rurais difusas de 44 municípios da Região Semiárida do estado. O trabalho de instalação está dividido em três lotes geográficos e beneficiará 9.647 famílias, correspondendo a 48.235 pessoas.

MUNICÍPIOS ATENDIDOS PELO PAD

LOTE 1: Miraíma, Irauçuba, Itapajé, Umirim, Tejuçuoca, Apuiarés, Pentecoste, Gal. Sampaio, Paramoti, Caridade, Canindé, Sta Quitéria, Itatira e Madalena.

LOTE 2: Mons. Tabosa, Boa Viagem, Independência, Quiterianópolis, Tauá, Arneiroz, Catarina, Saboeiro, Aiuaba e Salitre.

LOTE 3: Barreira, Chorozinho, Aracoiaba, Ocara, Itapiúna, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Morada Nova, Palhano, Russas, Banabuiú, Jaguaretama, Jaguaribara, Alto Santo, Milhã, Mombaça, Piquet Carneiro, Acopiara e Umari.

30.03.2016
Henrique Silvestre
Assessor de Imprensa da Secretaria dos Recursos Hídricos
85 3101.4004 | 98866.9963