Governo do Estado investe R$ 997 milhões no Eixão das Águas e em saneamento básico

5 de setembro de 2024 - 08:07

Eixão das Águas do Ceará

O Governo do Estado do Ceará, através do Governador Elmano de Freitas, assinou nesta quarta-feira (04), o contrato de parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que garantirá investimento, no valor de R$ 997 milhões para duplicação do lotes 1 e 2 do Eixão das Águas. O recurso também será investido em obras de saneamento básico.

A duplicação Eixão das Águas (Trecho 1) contempla 55km de canais e sifões – do Castanhão, em Jaguaribara, ao Curral Velho, em Morada Nova. Os canais já foram construídos na primeira etapa, restando os sifões. Com a duplicação, a capacidade de adução passará a ser máxima, aumentando a vazão e consequentemente a oferta de água do Castanhão para a Região Metropolitana de Fortaleza.

A obra de duplicação consiste na instalação dos três grupos de motobombas restantes da estação de bombeamento, dos equipamentos hidromecânicos remanescentes dos canais (comportas de controle de vazão) e instalação de segunda linha de tubulação em aço carbono.

Segundo o Governador Elmano de Freitas, “esse é um empreendimento que contribuirá para o desenvolvimento regional do Vale do Jaguaribe e da Região Metropolitana de Fortaleza, garantindo segurança hídrica e avanço socioeconômico do nosso estado. É um trabalho que continua para promover mais desenvolvimento ao nosso Ceará”.

Com objetivo de discutir sobre mais investimentos, o Governo do Estado receberá também, no próximo dia 25 de setembro, a diretoria do BNDES no Ceará.

Sobre o Eixão das Águas

O Eixão é um conjunto de obras composto por uma estação de bombeamento, canais, adutoras, sifões, e túneis que realiza a transposição das águas do Açude Castanhão para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), reforçando o abastecimento, numa extensão de 255 km, inclusive na RMF e Complexo Industrial do Pecém, fazendo a integração das bacias hidrográficas do Vale do Jaguaribe e da Região Metropolitana, beneficiando uma população de aproximadamente quatro milhões de habitantes.