Governo do Estado já investiu R$197 milhões na construção de adutoras

3 de junho de 2014 - 00:56

Com o compromisso de garantir segurança hídrica para a população cearense, o Governo do Estado do Ceará tem investido grandes esforços na busca por soluções de abastecimento dos municípios que apresentam alguma dificuldade no sistema convencional de distribuição de água.

Prova disso é o investimento realizado no “Programa Cearense de Construção de Adutoras de Montagem Rápida”, que já chega a ordem de R$197 milhões e beneficiou mais de 770 mil cearenses em todas as regiões do estado.

Atualmente em sua terceira fase de execução, o programa já solucionou, através de transferências hídricas entre bacias hidrográficas, o abastecimento das sedes municipais de Crateús, Beberibe, Pecém, Campos Belos, Caridade, Canindé, Fortim, Pacujá, Pindoretama, Potengi, Meruoca, Tauá, Caririaçu, Irauçuba, Alcântaras, Quiterianópolis, Potiretama, Maranguape, Acopiara, Coreaú, Moraújo, Madalena, Nova Russas e Graça.

Por ser de fácil montagem e utilizar materiais que melhoram as suas propriedades anticorrosivas, entre eles o aço corten, a utilização da tecnologia tem se mostrado bastante eficaz, principalmente pelo tempo de execução. Com a utilização dessa metodologia é possível montar até 2km de tubo por dia de produção.

Para garantir o atendimento ao cronograma estabelecido e a qualidade das infraestruturas hídricas, o governador Cid Gomes, acompanhado pelo secretário dos Recursos Hídricos, Rennys Frota, realizou neste sábado(02) uma série de visitas técnicas às obras de 6 das 9 adutoras contempladas na terceira fase do programa.

Uma nova visita deve ser realizada nos próximos dias em mais três adutoras do programa.

Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH)

Assessoria de Comunicação

Leonardo Meireles E. de Souza

Fone: + 55 85 3101.4022

leonardo.meireles@srh.ce.gov.br