Governo do Estado realiza última inauguração do ano com a nova adutora em Independência

29 de junho de 2018 - 15:50

Encerrando o ano com mais uma ação estruturante de convivência com a seca, o governador Camilo Santana fez última a inauguração de 2015, na manhã da última quinta-feira (31): ele entregou para a população a Adutora de Montagem Rápida (AMR) de Independência, nos Sertões de Crateús, a 310 km da Capital. “Estou muito feliz. Estamos hoje, no último dia do ano, para fazer essa inauguração da adutora. Isso para mim é simbólico. A população da cidade de Independência vai entrar o ano com água nas casas. Hoje, a seca não afeta apenas agricultores e comunidades distantes, afeta também a zona urbana dos municípios. Portanto, as ações emergenciais são muito importantes para conseguirmos abastecer os nossos irmãos e irmãs cearenses”, disse o governador Camilo Santana.

A nova adutora tem 27,6 quilômetros de tubos que levam água do Açude Jaburu II, situado na zona rural da cidade, e que tem capacidade de 116 milhões m³ de água. Funcionando ainda em operação assistida, o equipamento leva água para as torneiras das residências dos quase 20 mil moradores de Independência e comunidades circunvizinhas. O investimento total da obra foi de R$ 7,4 milhões (recursos do Ministério da Integração Nacional, repassados por meio de convênio com a Defesa Civil do Estado). A Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) supervisionou as obras da adutora, que estiveram a cargo da Construtora S&V.

O novo equipamento faz parte ainda do pacote de quatro adutoras contratadas por meio de leilão reverso presidido pelo próprio governador em meados deste ano, garantindo o abastecimento de água das sedes urbanas. As cidades de Ibicuitinga, Arneiroz e Quixeramobim serão as próximas a receberem também o abastecimento com AMRs.

Segundo o secretário Francisco Teixeira, de Recursos Hídricos, esta é uma obra de total importância para os moradores desta região. “Não há bem mais precioso que a água. Trazer água para essas famílias é muito mais que economia, emprego e renda. É saúde, autoestima e, principalmente, dignidade para viver em uma zona tão afetada pela seca deste ano. Já estamos estruturando as novas adutoras das outras 3 cidades e estudando novas instalações ao redor do Estado para 2016”, salientou o secretário.

Só neste ano, foram realizadas mais de 1.200 intervenções em 125 municípios no combate à estiagem, construindo novos poços e instalando dessalinizadores e chafarizes em antigos. Além das adutoras citadas, já foi iniciada também a construção de um mesmo equipamento no Cedro, no valor de R$ 6,2 milhões, com previsão de entrega no início de 2016.

Independência 2Despedida do ano e agradecimento ao Ceará

Em clima de festa e despedida de ano, o governador Camilo Santana destacou as principais obras e realizações do Governo do Estado para garantir mais saúde, emprego e renda, principalmente para os que precisam do bem maior: a água. E encerrou: “agradeço de coração a energia de vocês hoje aqui. Desejo um ano novo com muita saúde, paz e felicidade a todos”.

Para inauguração, estiveram presentes os secretários Francisco Teixeira (Recursos Hídricos) e Jeová Mota (Esporte); o deputado federal Chico Lopes; os estaduais Moisés Braz e Carlos Felipe; o prefeito de Independência, Valterlin Coutinho; e o prefeito de Crateús, Mauro Soares, além de secretários municipais, vereadores e líderes das comunidades vizinhas.

Relembre as ações do Estado de convivência com a seca

Desde o começo do ano, o Governo do Estado tem elaborado diversas ações estruturais para a convivência com a seca. Já em fevereiro, o Governo do Estado desenvolveu e apresentou o Plano Estadual de Convivência com a Seca. O documento registrava uma série de medidas e metas para adequação de municípios que sofrem com a seca em todo o Estado.

Em março, foi realizado um leilão reverso em que foi economizado R$ 4,4 milhões para construção dos sistemas simplificados de abastecimento de água.

No fim do primeiro semestre, foi recebido o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para a autorização do repasse de R$ 164 milhões, atendendo as ações do Plano de Convivência: cerca de R$ 21 milhões para a Operação Carro-Pipa e outros R$ 94 milhões para a implantação de sistemas de abastecimento de água de comunidades rurais situadas ao longo Eixo Norte do Canal de Integração do Rio São Francisco.

Já em julho, mais um leilão reverso foi realizado. Dessa vez, na cidade de Quixeramobim, o evento foi realizado para a construção de adutoras de montagem rápida, nos municípios de Quixeramobim, Ibicuitinga, Arneiroz e Independência, que foi entregue no dia 31 de dezembro, beneficiando cerca de 104 mil pessoas.

Em outubro, foi autorizada a dispensa de licitação para a perfuração de mais 180 novos poços, sendo firmado ainda um convênio com a Fetraece, no valor de R$ 2,5 milhões, para a construção de outros 100 poços nas comunidades atendidas pela federação. Além disso, também foi autorizada a compra de 19 novas máquinas perfuratrizes de poços profundos para reforçar a atuação da Sohidra no Interior.

Em novembro, foram liberados R$ 74,9 milhões dos cofres do Estado para a execução de 210 projetos do Programa Água Para Todos; outros R$12,7 milhões para o Projeto São José III e R$ 2,5 milhões para a perfuração de 100 poços tubulares profundos.

Fotos: Carlos Gibaja

31.12.2016