Inaugurada Unidade do Água Doce, em Russas

14 de dezembro de 2009 - 14:36

Foi inaugurada na última sexta-feira, dia 11, a primeira Unidade Demonstrativa do PAD-Programa Água Doce no Ceará. A unidade já beneficia 80 famílias do Assentamento Mundo Novo, do distrito de Lagoa Grande, no município de Russas. A solenidade realizada no local do empreendimento, foi presidida pelo Secretário dos Recursos Hídricos, Cesar Pinheiro, que representou o Governador Cid Gomes, e participação do Coordenador Nacional do PAD, Renato Saraiva Teixeira, que representou o ministro do Meio Ambiente, presidente da Fundação Banco do Brasil, Mário Teixeira, representantes da Prefeitura Municipal de Russas, a presidente da Associação dos Moradores e do Grupo Gestor da Unidade Demonstrativa, Solange Carneiro de Almeida,  além de outras autoridades e de órgãos e entidades que fazem parecerias na concretização do citado programa.

Falando no encerramento da cerimônia, o Secretário Cesar Pinheiro ressaltou a importância do empreendimento e seus resultados sociais. Cobrou a contrapartida da comunidade beneficiada na manutenção do dessalinizador que suprirá os moradores beneficiários da Unidade Demonstrativa com água potável, bem assim, dará a água de concentrados salobros para o criatório de peixes e produção de erva-sal para alimentação de animais, que são um dos principais objetivos da Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce..

O coordenador nacional do PAD, em sua fala, afirmou que, embora sendo um programa criado pelo Ministério do Meio Ambiente trata-se de um esforço compartilhado por outros órgãos e entidades  nos âmbitos federal, estadual e Prefeitura Municipal, além do apoio da comunidade local. É um programa proposto pela Embrapa Semi-Árido que ajuda na sua execução em parceria com a Fundação Banco do Brasil, Universidade de Campina Grande. Ele ressaltou ainda que a integração  dos órgãos das três esferas é essencial para que os objetivos traçados sejam alcançados e enfatizou que este é um momento ímpar para a aplicação da tecnologia investida no projeto, em benefício, principalmente, das comunidades rurais do semi-árido brasileiro. Outros oradores também se pronunciaram na ocasião.

Ao final da solenidade, foi assinado o contrato de composição do Grupo Gestor, que será responsável por administrar o funcionamento do dessalinizador e os resultados futuros desta implementação. Em seguida, foi realizada uma visita à Unidade e descerrada a placa de inauguração.

O Programa Água Doce é uma ação do Governo Federal, sob a responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente. No Ceará, ele é gerido pela Secretaria dos Recursos Hídricos, tendo como coordenador estadual o agrônomo Luiz Carlos Rocha da Mota. O PAD visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água em condições para consumo humano, através da  implantação ou recuperação de dessalinizadores no objetivo de atender a comunidades de baixa renda residentes em localidades difusas das regiões semi-áridas brasileiras.

Unidade

No caso da Unidade Demonstrativa instalada no Assentamento Mundo Novo, após a água passar pelo processo de dessalinização, o efluente do dessalinizador (concentrado), ou seja, a solução salobra ou salina, é enviada para dois tanques de criação de tilápias. Enriquecido em matéria orgânica, este efluente é posteriormente aproveitado para a irrigação da erva-sal (atriplex nummularia), que, por sua vez, é utilizada na produção de feno. Para finalizar o processo integrado ambientalmente sustentável, a erva-sal, que detém teor protéico entre 14 e 18%, é utilizada para a engorda de caprinos e/ou ovinos que vivem na região.

Assessoria de Imprensa da SRH
Fort. 14/12/2009