Inaugurados trechos 2 e 3 do Eixão das Águas

23 de março de 2009 - 14:02

A Ministra Dilma Rousself, da Casa Civil, que representou o Presidente da República, e os Ministros Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional, e José Pimentel, da Previdência, e o Governador Cid Gomes descerraram a placa inaugural dos trechos 2 e 3 do Eixão das Águas que transfere água da Barragem do Castanhão para o açude Pacajús. A solenidade foi realizada no final da manhã da última quinta-feira, dia 19, Dia de São José, Padroeiro do Ceará, e contou com mais de três centenas de pessoas, entre parlamentares, prefeitos de diversos municípios, outras autoridades, convidados especiais, produtores rurais e o público em geral.

Logo em seguida, a Ministra da Casa Civil, o Governador do Estado e o Secretário dos Recursos Hídricos, Cesar Augusto Pinheiro, assinaram a Ordem de Serviço para construção do trecho 4, do mesmo canal, que saindo do Açude Pacajus, e numa extensão de 33,9 km, ampliará a interligação do sistema de açudagem Pacajus, Riachão, Pacotí e Gavião, os quais fazem o abastecimento de água de Fortaleza. No mesmo momento, a autorização assinada foi entregue ao representante do consórcio Construcap, Ferreira Guedes, Toniolo e Ambiental encarregado das obras, as quais deverão estar concluídas em 240 dias.

O trecho 5, de 55,1 km, saindo do açude Gavião, já se acha em preparação para licitação pública a fim de atingir o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Segundo previsão dos técnicos do Sistema SRH – Secretaria e suas vinculadas Cogerh e Sohidra – todo o Eixão deverá estar concluído em 2010, com extensão total de 256,2 km, entre a barragem do Castanhão e aquele terminal portuário.

No começo, a vazão da água do canal é de 11 metros cúbicos por segundo (11 mil litros de água por segundo). Na segunda etapa esta capacidade dobrará para 22m3/s (22 mil litros por segundo). Fortaleza consome, atualmente oito mil litros por segundo.

Ao ensejo da inauguração, o Governador Cid Gomes assinou, com o representante do Banco Mundial, dois novos financiamentos, no valor total de 240 milhões de dolares, para investimentos setoriais e reforço financeiros do Projeto São José de apoio ao pequeno produtor rural do Estado.

EIXÃO DAS ÁGUAS

O Eixão das Águas é um sistema gravitário, composto por sifões, canais e túneis. O Trecho 1 foi inaugurado em dezembro de 2004. Com a inauguração dos trechos 2 e 3, toda população da RMF-Região Metropolitana de Fortaleza, formada por 14 cidades, com cerca de 4 milhões de habitantes, mais os distritos industriais dos municípios de Maracanaú, Horizonte, Caucaia e Pacajús já podem receber água da Barragem do Castanhão. Neste momento, o principal eixo de transferência de água do Estado tem uma extensão de 167,2 km, entre o Vale do Jaguaribe e o açude Pacajus, passando, ao longo do seu curso, por 15 municípios do Médio e do Baixo Jaguaribe.

Os investimentos nos três primeiros trechos, de um total de cinco, somam a quase R$ 1 bilhão com financiamentos do Banco Mundial, BNDES-Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Ministério da Integração Nacional, através do PAC-Programa de Aceleração do Crescimento, além da contrapartida do Governo do Estado. Para os dois últimos trechos estão previstas investimentos de quase R$ 500 milhões, o que permite admitir investimentos totais de R$ 1,5 bilhão até 2010, quando o Eixo da Integração estará concluído, sem contar com a construção da ETA-Estação de Tratamento de Águas-Oeste, em obras no Trecho 5, em Caucaia, com gastos de R$ 28 milhões, e outras mais.

TRECHOS

Na encosta da Barragem do Castanhão, localizada próxima a cidade de Jaguaribara, começa o Trecho 1 do Eixo da Integração, inaugurado em 2004. Acha-se, portanto, entre o Castanhão e o Açude Curral Velho, município de Morada Nova. Ali foram investidos R$ 259 milhões 106 mil e mede 54,7 km de extensão; o Trecho 2 situa-se entre o Açude Curral Velho e Serra do Félix, medindo 46,2 km e investimentos de R$ 264 milhões 167 e 368; e o Trecho 3, entre Serra do Félix e Açude Pacajus, na cidade do mesmo nome, mede 66,3 km e estão concluídos investimentos em torno de 393 milhões 416 mil e 964. O Pacajus faz parte dos quatro reservatórios que compõem o sistema de suprimento de água da RMF – Pacajús, Riachão, Pacotí e Gavião, afora o apoio do açude Aracoiaba que é mais uma alternativa de suprimento dágua de Fortaleza. Portanto, o trecho 4, mede 33,9 km, investimentos previstos de R$ 140 milhões 346 mil e os trabalhos deverão estar concluídos em 15 meses.

De acordo com o Secretário Cesar Pinheiro, juntamente com as obras do Trecho 5 do Eixão, em processo preparação de licitação, está em obras a ETA-Estação de Tratamento de Água-Oeste, no município de Caucaia, que fará o abastecimento da região oeste de Fortaleza.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 23/03/2009