Iniciado teste do Eixão

5 de dezembro de 2008 - 14:39

Em presença do Secretário dos Recursos Hídricos, Cesar Pinheiro, e de engenheiros e técnicos foram abertas, ontem pela manhã, dia 03, as primeiras comportas dos Trechos 2 e 3 do Eixão, o canal de 255 quilômetros de extensão, em construção, que transportará água da Barragem Castanhão, no Vale do Jaguaribe, para o abastecimento da RMF-Região Metropolitana de Fortaleza e do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

O canal tem uma capacidade de vazão de água, por gravidade, de onze metros cúbicos por segundo (onze mil litros dágua por segundo), sendo que três m3/s serão consumidos pelo perímetro irrigado Tabuleiro de Russas, ficando a Região Metropolitana com oito m3/s. Numa nova oportunidade a capacidade de transferência do precioso líquido subirá para 22m3/s.

A décima segunda comporta dos dois trechos será aberta com a presença do Presidente Luis Inácio Lula da Silva que, a convite do Governador Cid Gomes virá ao Ceará para a inauguração do canal. O Trecho 1, já inaugurado, situa-se entre a Barragem Castanhão e o Açude Curral Velho, município de Morada Nova; o Trecho 2, entre Açude Curral Velho e Serra do Félix; e o Trecho 3, entre Serra do Félix e o Açude Pacajus, na cidade do mesmo nome, um dos quatro reservatórios que compõem o sistema de abastecimento da Região Metropolitana. Os três trechos somam cerca de 210 km de extensão.

A maior obra hídrica do Ceará conta com financiamentos do BIRD-Banco Mundial, BNDES-Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, PAC-Programa de Aceleração do Crescimento e contrapartida do Governo do Estado, além de aplicadas as mais modernas tecnologias da engenharia mundial. O acompanhamento de todas as obras acha-se a cargo dos engenheiros da Sohidra-Superintendência de Obras Hidráulicas enquanto o gerenciamento das águas será feita pela Cogerh-Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, ambas vinculadas administrativamente da SRH/CE.

SRH – Fortaleza 04/12/2008