Início da 2ª quinzena de maio indica chuvas isoladas no Ceará

17 de maio de 2023 - 11:34

início da segunda quinzena do mês de maio, que marca o fim da Quadra Chuvosa no Ceará, deve apresentar condições para chuvas isoladas, passageiras e não muito expressivas.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os principais acumulados são esperados para faixa litorânea e ainda concentrados entre madrugada e manhã.

Para esta segunda-feira (15), as precipitações mais representativas, ainda que isoladas, são esperadas para as macrorregiões Jaguaribana, Cariri e Sertão Central e Inhamuns. Tais registros deverão ocorrer entre tarde e noite, principalmente.

Já nesta terça (16), as principais chuvas deverão ocorrer ainda no Cariri, mas também no Maciço de Baturité e ao longo da faixa litorânea.

Por fim, para a próxima quarta-feira (17), a Funceme indica baixa possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea entre o final da madrugada e início da manhã.

Sobre

As precipitações previstas para estes três dias se dão em virtude de áreas de instabilidades oriundas do oceano Atlântico e do leste do Nordeste, além do sistema de brisa e dos efeitos locais (temperatura, umidade e relevo).

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no período da quadra chuvosa, continua afastada da costa do Estado, estando localizada ao norte da Linha do Equador, em torno de 3°N, que é uma situação que desfavorece a ocorrência de chuvas generalizadas no Ceará.

 

Informações: Funceme