Início da primavera: quais as mudanças para o Ceará?

27 de setembro de 2021 - 10:50

O hemisfério sul passou a ficar sob a primavera a partir da última quarta-feira (22). A virada da estação, que é popularmente conhecida pela florada de árvores, não traz impactos significativos para o Ceará.

De acordo com a gerente de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meiry Sakamoto, a proximidade do Estado do Ceará da linha do Equador faz com que as quatro estações do ano não sejam percebidas como ocorre em outras regiões do Brasil.

“De um modo geral, temos dois períodos bem definidos: o da chuvas, no primeiro semestre do ano, e o dos ventos e do sol no segundo semestre. Vale lembrar que no Nordeste costumamos chamar de inverno a estação das chuvas. Isso leva a uma certa confusão, pois, o nosso inverno das chuvas, não coincide com o inverno do frio que faz parte das quatro estações do ano, e que termina no hemisfério Sul, neste 21 de setembro”, explica a pesquisadora.

Costumeiramente lembrada pelo nascer de flores, o que se observa em Fortaleza, por exemplo, é a florada dos ipês amarelos, dando um colorido à Capital. Junto às flores que se tornam mais presentes nesta época, também se verifica um ligeiro aumento na temperatura máxima, aquela registrada no início da tarde.

‘Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que, já no início deste mês de setembro, a temperatura máxima em Fortaleza tem ficado acima dos 31 graus Celsius, e em alguns dias chegou a passar dos 33°C, dois acima da normal climatológica que é de 31ºC neste mês”, comenta Sakamoto.

Apesar do Ceará não sentir as mudanças, a Funceme não exclui a definição das quatro estações do ano. Porém, no Ceará, a chuva é o acontecimento meteorológico principal que marca de forma mais evidente as variações das condições no estado, diferentemente do percebido em outras regiões.

Assim, além quadra chuvosa, que ocorre entre fevereiro a maio, ao longo do ano as precipitações definem ainda a pré-estação, nos meses de janeiro a dezembro, a estação das chuvas, e a pós-estação nos meses de junho e julho.

Já entre agosto e setembro, o Ceará é marcado pela época dos ventos fortes, assim como o B-R-O Bro (setembro a novembro) marca o período de maior incidência de radiação solar e aumento de calor.

(FOTO: Leo Caldas)

*Informações Ascom Funceme