Lançados XII ENCOB e O I ENECOB

20 de outubro de 2010 - 14:13

 

Na presença do Secretário dos Recursos Hídricos, Cesar Augusto Pinheiro, e de outras autoridades, foram lançados, às 20 horas de ontem, dia 19, no Salão Iracema do Marina Park Hotel, o XII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas-XII ENCOB e o I Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará-I ENECOB, que serão realizados em Fortaleza, de 22 a 26 de novembro próximo, na Fábrica de Negócios – Hotel Praia Centro, e que estão sendo promovidos pela SRH e pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, representado na ocasião pelo seu Coordenador Geral, Lupércio Ziroldo.

O ato, também prestigiado pelo deputado federal José Pimentel, deputado estadual Sérgio Aguiar, que representou a Assembléia Legislativa, presidente da Cogerh, Francisco José Coelho Teixeira, superintendente da Sohidra, Leão Montezuma, técnicos da SRH e especialistas de órgãos ligados a recursos hídricos, afora outros convidados, começou com o pronunciamento da Coordenadora de Gestão dos Recursos Hídricos da SRH, Maria Zita Timbó Araújo, que coordena a realização dos referidos eventos. O Coordenador Geral do Fórum, Lupércio Ziroldo, falando na ocasião ressaltou a importância dos dois encontros e revelou que, até aquele momento, pelo menos quase 700 profissionais já se acham inscritos e estimou que pelo menos 1.800 pessoas deverão participar dos dois acontecimentos. Disse ele que três temas, da maior importância nacional, farão parte dos debates, tais como a comunicação e mobilização, a presenteça constante da questão da qualidade da água e a educação ambiental continuada.

Outro destaque foi a presença dos presidentes de oito dos dez Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará. Ao final da solenidade e por indicação da Coordenadora Maria Zita Timbó Araújo, o presidente do Comitê de Bacia do Salgado, Antonio Alves Araújo, fez a entrega ao deputado Sérgio Aguiar, representante da Assembléia Legislativa no referido ato, a primeira cópia do projeto já aprovado pelo Conselho de Recursos Hídricos do Ceará-Conerh propondo uma acentuada revisão e atualização na Lei 11.966/92, que rege a política estadual dos recursos hídricos.

O Secretário Cesar Pinheiro mostrou seu contentamento com os objetivos dos dois eventos e afirmou acreditar nos seus melhores êxitos. Ressaltou, dentro do questionamento nacional da água, a importância da transposição das águas do rio São Francisco para o Nordeste Setentrional, a interligação de bacias hidrográficas que o Ceará vem realizando com absosluito êxito – revelou esperar até meados do próximo ano que o Governador Cid Gomes venha a inaugurar todas as cinco etapas do Eixo da Integração, trazendo água da barragem do Castanhão até o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, numa extensão de 255 quilômetros de canal gravitacionário, além de promover o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza e todas a comunidades localizadas ao longo do Eixão. E declarou que, “a conclusão da interligação de bacias hiodrográficas do Ceará tem uma significação ainda maior, porquanto, estará, em breve, sendo aposentado o carro-pipa – a grande vergonha que ainda hoje enfrentamos – que transporta água para as comunidades rurais cearenses”. Lembrou, por último, o esforço da Cogerh que, além do monitoramento das águas dos açudes esstaduais e federais, busca a melhoria da qualidde da água distribuída em quase todo o Estado. “Antes a água era tratada após chegar às áreas assistidas. Agora a água é tratada pela Cogerh logo na saída do açude “, concluiu.

Em sua fala, a Cooordenadora Maria Zita Timbó Araújo afirmou que o XII ENCOB e o I ENECOB ao abordarem, na sua temática central, “Comitês de Bacias na Gestão das Águas: A Importância da Comunicação e Mobilização” mostram ser eventos técnicos que objetivam a integração de todos os organismos e segmentos que compõem e participam do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, sejam públicos ou privados, visando possibilitar a discussão participativa e compartilhada no setor, destacando a importância da comunicação e mobilização nos processos de gestão das águas no rasil pelos Comitês de Bacia.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 20/10/2010