Levantamento de solos vai agregar inteligência climática ao setor agrícola do Ceará

25 de outubro de 2018 - 11:43

O Levantamento de Reconhecimento de Média Intensidade do Solos do Ceará, que deve ser apresentado até o fim deste ano, vai agregar inteligência climática para investimentos a partir do zoneamento agropecuário. O estudo vem sendo desenvolvido pelo Núcleo de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

“A partir de agora, iremos plantar tendo em vista as condições climáticas para o futuro. Não é plantar todo ano da mesma forma, independente da questão do clima”, prevê o presidente da Funceme, Eduardo Martins. A proposta foi apresentada durante a abertura do segundo dia do Workshop de Preparação do Projeto São José IV na manhã desta terça-feira (23).

As informações disponíveis no levantamento irão colaborar para o gerenciamento do setor agrícola e todas as fases de monitoramento, incluindo o sistema de alerta precoce, análise de vulnerabilidade, medidas e respostas, entre outros. Martins explica ainda que o estudo permitirá a análise do tipo de cultura com menor risco de perdas em diversos tipos de clima a partir da informação do solo para investimentos. “Com o zoneamento teremos subsídio, por exemplo, para que nossa distribuição de sementes seja mais dinâmica”.

Presente no encontro, a economista agrícola do Banco Mundial Bárbara Farinelli reforçou a ideia de mais inteligência por trás do investimento nas tomadas de decisão. “Em nossas avaliações, percebemos que fazíamos planos sem verificar viabilidade de água, por exemplo. Agora queremos trazer essa inteligência para as nossas decisões”, pontuou.

Mais sobre o levantamento

O Levantamento de Reconhecimento de Média Intensidade dos Solos do Ceará é considerado um dos maiores e mais importantes projetos para a agricultura do Estado. Até o final de 2018, o estudo estará concluído em mais 92.600 quilômetros quadrados e cobrirá, aproximadamente, 90% do território cearense. Em um primeiro momento, o órgão estadual concluiu o Levantamento para a Mesorregião do Sul Cearense, correspondendo a uma área de 38.514 km².

Esses estudos darão condições para elaborar uma das principais ferramentas para o setor agrícola, que é o Zoneamento Agroecológico. Ele dará maior segurança na decisão de o quê e onde plantar, podendo indicar também o manejo mais adequado e, consequentemente, elevar a produtividade e promover a conservação do solo.

“Conhecer os solos para melhor manejá-lo e conservá-lo e torná-lo mais produtivo é a meta principal dos estudos”, comenta a supervisora do Núcleo de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Funceme, Margareth Benício.

Com informações da SDA

Fonte: Ascom Funceme