Livro educativo da SRH ajuda escolas nas aulas remotas

24 de agosto de 2020 - 11:43

 

Alunos das Escolas de Ensino Fundamental Boanerges Jacó, no município de Barreira, e Nelly de Lima e Melo, em Pacatuba,  receberam para realização das atividades de casa, o livro paradidático A Gotinha Nossa de Cada Água, instrumento de educação ambiental do Projeto SRH na Escola. Ao todo, 77 alunos matriculados nos turnos da manha e tarde do 4º ano do ensino fundamental estão realizando trabalhos baseados no enredo do livro, que conta a história de uma gotinha que cai em forma de chuva numa madrugada de inverno nordestino e faz seu percurso de uma folha até uma grande barragem, abordando assuntos como uso da água, qualidade e quantidade. A entrega foi realizada através de pais e professores.

A metodologia de trabalho convida os professores a trabalharem as palavras destacadas com as crianças e as envolverem na história da gotinha. Os alunos estão sob supervisão dos professores, que trazem através da leitura assuntos importantes para o futuro, principalmente na zona rural.

Para compensar a falta do coletivo, as escolas estão levando educação através de livros, contação de histórias, teatro de bonecos e cartazes.

Nos próximos dias, os municípios de Guaiúba, Guaramiranga e Maracanaú também farão a entrega dos livros para as atividades de casa dos alunos.

SRH na Escola

A Cartilha Gotinha Nossa de Cada Água é um livro didático que leva o conhecimento da água e do meio ambiente para crianças cearenses. O livreto trata de temas relacionados educação ambiental, exemplificado por uma gota que enfrenta todo o ciclo da água passando por problemas e situações naturais, destacando a gestão compartilhada das águas realizadas no Ceará, através dos Comitês de Bacias.

De acordo com a coordenadora do Projeto, Márcia Caldas, a cartilha servirá como paradidático, mas também terá uso em outras disciplinas. “Na história da Gotinha nós grifamos vários termos importantes que vão ajudar o professor na didática da aula. Termos como evaporação, nascente, agrotóxicos entre outros deverão ser explicados em sala, facilitando o entendimento da criança”.