Manutenções do PAD garantem água tratada para comunidades rurais

2 de maio de 2022 - 11:02

Visando construir uma maior sustentabilidade na implantação dos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD), a Secretaria dos Recursos Hídricos mantém de forma efetiva e ativa a manutenção dos sistemas implantados na zona rural cearense.

Na última quinta-feira, 28 de abril, Dia da Caatinga, as técnicas do PAD Liduína Carvalho e Rosana Frota, acompanhadas da engenheira do Ministério do Desenvolvimento Regional, Maria Luiza, visitaram a comunidade Martins Jurema, no município de Pentecoste, para fiscalizar e acompanhar o gerenciamento do dessalinizador da comunidade. A líder comunitária Maria Helena agradeceu a visita e todo o auxílio oferecido pelo Programa. “Hoje em dia é muito difícil um Programa que depois de entregue tenha acompanhamento. E o Água Doce é diferenciado. O pessoal da secretaria nos ajuda sempre que é preciso e é desse sistema que nós temos água para beber, água pura e boa pra saúde”, comemora Helena.

As manutenções dos sistemas são gerenciadas pela Secretária dos Recursos Hídricos, com apoio das prefeituras municipais. Ao todo, foi investido R$ 1,2 milhões de recurso estadual para o acompanhamento.

O Programa Água Doce visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas. Considerado uma medida de adaptação às mudanças e em uma situação de crise de saúde, como o combate ao Coronavírus, o PAD se tornou um grande aliado do Governo do Estado e das comunidades beneficiadas. No Ceará foram implantados 252 sistemas em 44 municípios.

Reuniões de manutenção

Na manhã desta segunda-feira (2), representantes do Programa Água Doce se reuniram com as empresas contratadas de manutenção dos sistemas, para gerenciar o trabalho realizado pelas mesmas. Na apresentação foram expostas as análises coletadas nos dessalinizadores, os laudos emitidos e o status de cada sistema.