Milésimo sistema de dessalinização do Programa Água Doce é instalado no Ceará

5 de abril de 2024 - 14:32

Com atuação desde 2012 no Ceará, garantindo acesso à água de qualidade para o consumo humano, o Programa Água Doce (PAD) instala agora seu milésimo sistema de dessalinização no país. O equipamento localizado no município de Chorozinho, atenderá cerca de 25 famílias que vivem no Assentamento Morros e Riacho Alegre e recebeu a visita de representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e dos coordenadores do PAD no Brasil nesta sexta-feira (05).

Com cerca de 100 habitantes na região localizada a 6,4 km da sede do município de Chorozinho, o sistema dessalinizador conta com um poço de vazão equivalente a 5.625 l/h, que vai garantir mais segurança hídrica e qualidade de vida para os moradores das comunidades.

Para acompanhar o momento histórico no país, coordenadores do PAD dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Piauí e Minas Gerais e representantes do MIDR visitaram a região de Morros, onde está instalado o sistema. Fernanda Ayres, Diretora de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas do MIDR, destacou a importância do momento:

“Estamos muito felizes com o marco da instalação do milésimo sistema de dessalinização no país. Temos certeza que esse sistema trará não apenas água de qualidade, mas também possibilidades de melhoria de vida para a comunidade, além de diminuir doenças provenientes do consumo de água de má qualidade”, comemorou Fernanda.

Acompanhando a visita, o Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da SRH, Ramon Rodrigues, comemorou o avanço:

“É uma grande satisfação ver o Ceará sendo prestigiado dessa forma, pois nossas águas subterrâneas têm alto teor de sal, sendo imprópria para consumo humano. Nossa expectativa é que possamos aumentar o números de sistemas no Ceará, pois é uma demanda muito grande e que tem sustentado diversas regiões também no aspecto social, econômico e ambiental”, destacou Ramon.

José Gadelha, agricultor familiar, destacou a chegada do sistema na região: “mudou a realidade da comunidade, pois antes dependíamos de carro pipa para água para consumo humano. Agora, temos uma nova expectativa de futuro; em vez de migrarmos para a cidade, já há pessoas voltando para a comunidade com a chegada do dessalinizador”.

A instalação, orçada em R$ 251,937,00, foi feita pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), contando com apoio da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH) em todo o processo.

Sobre o Programa

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão de sistemas de dessalinização no semiárido brasileiro, levando-se em consideração a característica da presença de sais nas águas subterrâneas desta região.

No Ceará, o Programa Água Doce (PAD) já implantou 253 sistemas de dessalinização em 44 municípios cearenses, beneficiando milhares de famílias com água potável. Outros 19 estão em fase de implantação.