Missão do Banco Mundial avalia projetos do Sistema de Recursos Hídricos

16 de maio de 2023 - 09:37

Teve início nesta segunda-feira (15), na sede da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplag), a Missão de Acompanhamento do Banco Mundial, responsável pelo financiamento de uma série de projetos do Governo do Estado, em especial do sistema de Recursos Hídricos, entre os quais se destaca a primeira etapa do Projeto Malha D’Água (Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central).

O secretário Robério Monteiro, o diretor presidente da Cogerh, Yuri Castro, e o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, estiveram no encontro que discutiu e alinhou junto aos consultores do Banco Mundial, as etapas de execução do projeto e repasse de valores. Durante esta semana, as equipes técnicas das setoriais envolvidas devem se reunir novamente com representantes do banco para fornecimento de mais detalhes dos projetos em andamento.

Segundo Robério Monteiro, o encontro representa o fortalecimento da parceria já existente entre o Banco Mundial e o Governo do Estado, com o desenvolvimento de projetos de grande relevância para os cearenses. “Sem dúvidas o Malha d’água, atualmente em andamento, que será um grande legado de segurança hídrica para o Estado e bom exemplo para todo o Brasil”, completou.

Além do financiamento do projeto Malha d’água, cuja execução é da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), o Banco Mundial apoia outras três frentes de trabalho capitaneadas pela Cogerh. São elas: Segurança de Barragens(Banabuiú – Sertão Central e Gavião), Regularização de Uso da Água Bruta e Universalização da Macromedição. Todas com execução dentro dos parâmetros estipulados.

Na avaliação de Yuri, presidente da Cogerh, tais projetos trazem ainda mais Segurança Hídrica e fortalecem a gestão dos Recursos Hídricos do Ceará. “Em um estado semiárido como o nosso, é de extrema importância que ações desta natureza sejam executadas”, comentou.