Missão do Bird inicia visita às obras hídricas do Estado

17 de novembro de 2009 - 11:53

Após um dia de reuniões, ontem, dia 16, com os técnicos do sistema hídrico estadual, a missão do Bird (Banco Mundial) e do MI-Ministério da Integração Nacional iniciou, nas primeiras horas da manhã de hoje, visitas de inspeção às obras hídricas, financiadas por aquela instituição financeira e governo federal, com contrapartida do Governo do Estado existentes em vários municípios do Ceará, com projetos e execução a cargo da SRH-Secretaria dos Recursos Hídricos.

O representante do Bird na missão, Manuel Contijoch, acompanhou o Governador Cid Gomes e o Secretário Cesar Pinheiro, da SRH, na viagem ao município de Madalena, onde o Chefe do Executivo estadual assinou a Ordem de Serviços autorizando o início da construção do Açude Umarí, destinado ao abastecimento de água às várias comunidades locais. Em Choró, o Governador do Estado ainda inaugurou CEI-Centro de Educação Infantil e o CRAS-Centro de Referência de Assistência Social, com recursos do Proares II.

O integrante da missão Marcelo Pereira, acompanhado de técnicos da SRH e Cogerh, realiza viagem de verificação sobre a situação de manutenção e operação do Eixão, incluindo o encaminhamento dado às recomendações deixadas em visitas anteriores dos técnicos do Banco Mundial ao Ceará, meses anteriores.

Já os técnicos Roy Mann e Santiago Funes, também da missão, viajaram a uma das áreas, situadas nos municípios de Canindé e Caridade, onde se desenvolve o projeto piloto do Prodham-Programa de Desenvolvimento Hidroambiental que cuida da recuperação das metas ciliares e apoio comunitário para a cultura e restauração do meio ambiente. São acompanhados pelos técnicos Ricardo Marques, Joaquim Favela e Erivan Maia, da SRH/Prodham.

A missão do Bird e do MI permanecerá no Estado até sexta-feira próxima, com a realização de novas reuniões em comissões com os técnicos do Sistema SRH – Secretaria e suas vinculadas Cogerh-Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos e Sohidra-Superintendência de Obras Hidráulicas.Novas visitas de inspeção às obras hídricas estaduais estão previstas no decorrer da semana.

Assessoria de Imprensa da SRH
Fort. 17/11/2009