MMA acompanha resultados do Programa Água Doce no Ceará

18 de setembro de 2013 - 13:23

As técnicas Solange Amarílis e Kamila Carneiro, do MMA-Ministério do Meio Ambiente, concluíram, na última semana, visita à Coordenação do Programa Água Doce no Ceará, da SRH-Secretaria dos Recursos Hídricos. Visitaram, inclusive, no dia 12 último, o município de Aracoiaba, onde ali conheceram os primeiros resultados dos trabalhos de implantação, recuperação e gestão dos sistemas de dessalinização de água extraída do subsolo a cargo da empresa contratada Fernandes Construções, a qual cuida da elaboração do diagnóstico dos poços ali existentes.

 

A visita das técnicas, realizada entre os dias 11 e 13 últimos, decorreu do Convênio Siconv Nº 769275/2012 firmado entre o MMA e a SRH o qual objetiva o mapeamento dos municípios que receberão os benefícios do Programa Água Doce, mantido pelo Governo Federal para o semiárido nordestino.

Após a pre-seleção inicial virão os testes de vazão dos poços das comunidades e, mediante o diagnóstico serão escolhidas 222 comunidades cearenses que receberão os benefícios do sistema de dessalinização. Na viagem ao interior do Estado, referidas técnicas foram acompanhadas pelo agrônomo Francisco Rosilônio e assistente social Rosa Frota, integrantes do Água Doce, que é coordenado no Ceará pelo agrônomo Luiz Carlos Mota.

No último dia da visita, as referidas técnicas foram recebidas pelo Secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Cesar Augusto Pinheiro, em reunião que teve a presença do Grupo de Trabalho do PAD no Estado. Na ocasião, mostraram-se satisfeitas com os resultados apresentados durante a visita ao PDA cearense.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 18/09/2013