Modelo de gestão hídrica cearense foi destaque em Simpósio de Recursos Hídricos

10 de novembro de 2022 - 09:22

A cidade de Caruaru, em Pernambuco, sediou nesta semana o XVI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, foi um dos participantes e apresentou o sucesso da gestão hídrica do Estado do Ceará e o Projeto de Transposição do Rio São Francisco – PISF. A palestra contou com participação de representantes da Agência Nacional de Água (ANA) e da ABRHidro.

O tema central do Simpósio foi “Fortalecendo a capacidade adaptativa em busca da segurança hídrica frente às mudanças climáticas”, incluindo nesse contexto a integração das águas do rio São Francisco, a revitalização de bacias hidrográficas, a efetividade de ações para o desenvolvimento sustentável, a resiliência dos ambientes urbanos e outros temas correlatos.

O Secretário Teixeira explanou a importância da Transposição do São Francisco e as obras e ações estaduais que fazem com que a água do São Francisco ajude no abastecimento hídrico do Estado. “No Ceará nós temos o Cinturão das Águas, uma obra estadual pensada para transferir água do PISF para o açude Castanhão, ajudando no abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza. Essa transferência é gerida por um grupo que analisa todos os detalhes para diminuir as perdas e melhorar a sustentabilidade do processo. Nós transferimos água, geralmente, no primeiro semestre, onde o leito dos rios estão molhados pela quadra chuvosa, evitando evaporação. Essa é uma entre várias ações que utilizamos para aproveitar toda e qualquer matriz hídrica no Ceará.”

O evento contou também com participação do Presidente da Funceme, Eduardo Sávio, que ficou responsável por palestrar sobre o tema: “Hidrologia e climatologia do semiárido: segurança hídrica frente às mudanças climáticas”.

Paralelo ao Simpósio do Nordeste acontece o XV Simpósio de Recursos Hídricos dos Países de Língua Oficial Portuguesa – SILUSBA, que visa reunir instituições dos recursos hídricos dos países de língua portuguesa para realizar um encontro presencial e renovar a integração de ações e gestões de água.