Monitor de Secas registra melhora nas condições de seca no Ceará

20 de abril de 2020 - 09:34

No Estado do Ceará, os totais mensais de chuvas variaram de normal a acima da normalidade em quase todo o estado, com exceção da faixa centro-norte, onde ocorreram precipitações abaixo da média

Em março deste ano aconteceram chuvas acima da média no Nordeste, com acumulados superiores a 100mm em relação à média em grande parte dos estados nordestinos. Como resultado das precipitações, os 12 estados acompanhados pelo Monitor de Secas tiveram redução da gravidade e/ou das áreas com seca. No Ceará, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, dos 155 açudes monitorados, 35 estão sangrando, 43 com volume acima de 90% e 57 com menos de 30%.

Por outro lado, em alguns pontos do noroeste e centro do Maranhão, sudeste do Piauí, litoral e Zona da Mata de Pernambuco, além do litoral sul da Bahia foram registradas chuvas abaixo do esperado para o mês.

Com as chuvas de março, o Monitor de Secas registrou uma redução das áreas com seca no Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins. No caso do Espírito Santos, o estado não registra nenhuma área com seca. Também houve a redução da gravidade das secas que acontecem em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

O Monitor de Secas tem uma presença cada vez mais nacional, abrangendo os nove estados do Nordeste, Espírito Santo, Minas Gerais e Tocantins, e vem sendo utilizado para auxiliar a execução de políticas públicas de combate à seca e pode ser acessado tanto no site monitordesecas.ana.gov.br quanto pelo aplicativo Monitor de Secas, disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Ceará

No Estado do Ceará, os totais mensais de chuvas variaram de normal a acima da normalidade em quase todo o estado, com exceção da faixa centro-norte, onde ocorreram precipitações abaixo da média. Esta condição com predomínio de anomalias positivas de chuva, somado à melhora nos indicadores de curto e longo prazo, contribuíram para a redução da severidade da seca, que agora apresenta apenas condição de seca fraca, com impactos de longo prazo. Além de ter deixado de registrar áreas com seca moderada, o Ceará teve uma redução na área com o fenômeno.