Municípios do Litoral aderem ao Programa SRH nas Escolas

13 de janeiro de 2023 - 11:11

Os municípios de Itapipoca, Miraíma e Trairi já vão iniciar o ano letivo de 2023 com o Programa de Educação Ambiental da Secretaria dos Recursos Hídricos

Aprender sobre o uso correto da água, conscientizando e sensibilizando as crianças em relação aos problemas ambientais é o objetivo do Programa SRH nas Escolas, que promove através da Cartilha de educação ambiental “Gotinha Nossa de Cada Água” a capacidade de levar aos alunos do 4º ano de escolas públicas de Ensino Fundamental informações de forma criativa sobre o meio que nos cerca.

Os municípios de Itapipoca, Miraíma e Trairi, na Bacia Hidrográfica do Litoral, vão iniciar o ano letivo de 2023 com inclusão do material didático em sua grade curricular. A Gerência da Cogerh de Itapipoca e membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral reuniram-se com membros da Secretaria de Educação de Miraíma na última terça-feira (10),  para realizar a entrega de exemplares da cartilha. No município, as cartilhas vão beneficiar 350 alunos de 4º ano.

Os próximos municípios a receberem o material serão Umirim, Uruburetama e Tururu, que já devem iniciar o ano letivo com os exemplares.

A Cartilha

A Cartilha Gotinha Nossa de Cada Água é um livro didático que leva o conhecimento da água e do meio ambiente para crianças cearenses. O livreto trata de temas relacionados educação ambiental, exemplificado por uma gota que enfrenta todo o ciclo da água passando por problemas e situações naturais, destacando a gestão compartilhada das águas realizadas no Ceará, através dos Comitês de Bacias.

De acordo com a coordenadora do Projeto, Márcia Caldas, a cartilha serve como paradidático, mas também tem uso em outras disciplinas. “Na história da Gotinha nós grifamos vários termos importantes que vão ajudar o professor na didática da aula. Termos como evaporação, nascente, agrotóxicos entre outros deverão ser explicados em sala. A educação ambiental nos ensina a valorizar, respeitar e reconhecer a importância da natureza para o ser humano, os animais e todo o planeta Terra.”