Novos açudes

31 de outubro de 2008 - 14:08

Com recursos do Proágua, o Governo do Estado, através da SRH, abriu concorrência para construção dos açudes Missi e Riacho da Serra e suas respectivas agrovilas e escolas.
Através da Secretaria dos Recursos Hídricos-SRH, o Governo do Estado estará investindo mais de R$ 32 milhões na construção dos açudes Missi, projetado para o município de Miraíma, com capacidade para armazenar até 23,400 milhões de m3, e Riacho da Serra, em Alto Santo, para represar 13,753 milhões de m3 de águas das chuvas.

Beneficiarão, diretamente, a mais de 50 mil pessoas das comunidades que fazem os dois municípios, incluindo os habitantes da cidade de Amontada. Estes investimentos contarão com recursos do Proágua Nacional, formado por capital do Governo Federal e do Banco Mundial, e contrapartida do Governo do Estado. As obras terão suas licitações abertas na tarde do dia três de outubro próximo, na Comissão Central de Concorrências da Procuradoria Geral do Estado.

Deverão estar concluídas no prazo de um ano, juntamente com respectivas Agrovilas, as quais serão dotadas da necessária infra-estrutura, inclusive escolas, que abrigarão 18 famílias, na primeira, e 23 na segunda, num total de 53 famílias beneficiadas, que serão retiradas das bacias hidrográficas dos referidos futuros reservatórios.

Juntamente com outros açudes ora projetados pela SRH, estes reservatórios estão projetados para áreas sujeitas a racionamento do uso de água nos períodos de estiagens prolongadas, o que torna necessária a execução dos planos de açudagem e de sistemas de adutoras para distribuição, de modo a garantir o abastecimento ao consumo humano.

Jornalista Wilson Pinto
Secretaria dos Recursos Hídricos-SRH
Fort. 22/09/2008