Obras dos lotes 03 e 04 do CAC vão garantir segurança hídrica do Cariri

5 de fevereiro de 2021 - 10:30

Concebido para viabilizar uma maior capilaridade das vazões transpostas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco em território cearense, o Cinturão das Águas – CAC está com seu trecho emergencial em fase de conclusão, o que vai garantir a chegada dessas águas ao açude Castanhão e a posteriormente a Região Metropolitana de Fortaleza. A outra parte da obra, que consiste nos lotes 03 e 04, vai representar um relevante aumento da garantia hídrica da Região do Cariri, a segunda em densidade demográfica e em importância econômica do Estado.

As obras vão estabelecer uma maior aproximação da água do Projeto São Francisco a todos os municípios da bacia hidrográfica do Salgado, aumentando a disponibilidade hídrica para os múltiplos usos de toda a população da Região do Cariri. Outro benefício  propiciado pelo CAC é o incremento da garantia hídrica para o abastecimento dos municípios da região do Alto Jaguaribe, por meio dos sistemas adutores concebidos no Programa Malha d’Água. Este sistema terão sua captação no final do Trecho I, em Crato ou Nova Olinda, e conduzirão a água tratada até cidades como Araripe, Campos Sales e Salitre, dentre outras que apresentam relevante vulnerabilidade hídrica.

Atualmente as obras estão com 29,45% (lote 03) e 7,91% (lote 04) de execução, com previsão de conclusão para 2024. Destaca-se o lote 03 como emergencial para a região, em razão da fraca recarga patrocinada nos aquíferos que alimentam os poços profundos na Região Metropolitana do Cariri. O lote 04, terá a mesma função emergencial, porém, com desague no Rio Cariús com objetivo de alimentar o açude Orós, garantindo segurança hídrica da região.