Operação do Açude Aracoiaba indica saldo positivo no reservatório

28 de novembro de 2022 - 10:39

A liberação deve ocorrer até 31 de janeiro de 2023

A Comissão Gestora do Açude Aracoiaba, representantes da comunidade local e Cogerh, realizaram, na última quinta-feira (24), uma Reunião de Acompanhamento para discutir o andamento da operação do reservatório definida na última reunião.

A operação tem seguido com vazão média de 315 l/s, sendo 215 l/s para a Bacia Hidráulica e 100 l/s para a perenização do leito do rio Aracoiaba, apresentando saldo positivo no andamento da liberação, conforme aponta o gráfico:

O Gerente Regional das Bacias Metropolitanas., Rodrigo Vasconcelos, aponta fatores que contribuíram para este resultado: “nosso sistema de simulação considerou que o açude iria parar de sangrar no dia seguinte à simulação – o que não aconteceu. Com isso, essa sangria prolongada também fez com que não houvesse necessidade de liberação imediata para perenização do rio, resultando no saldo positivo do volume do Aracoiaba”.

Na ocasião, a ficha de evolução volumétrica exibida por Rodrigo apontou que o reservatório do município de Aracoiaba conta atualmente com um volume armazenado de 158 milhões de m³, equivalente a 97% de sua capacidade total.

 

Informações: Ascom Cogerh