Ordem de Serviço autoriza início das obras da duplicação do Eixão das Águas do Ceará
27 de setembro de 2024 - 10:59
Foram autorizados os lotes 01 e 02, com 34,28 km de canais e sifões.
O Governo do Estado do Ceará, através do Governador Elmano de Freitas, assinou nesta quinta-feira (26), em Brasília, a Ordem de Serviço para a duplicação do lotes 1 e 2 do Eixão das Águas.
A duplicação Eixão das Águas (lotes 01 e 02) contemplará 38,28km de canais e sifões – do Castanhão, em Jaguaribara, ao Curral Velho, em Morada Nova. Os canais já foram construídos na primeira etapa, restando os sifões. Com a duplicação, a capacidade de adução passará a ser máxima, aumentando a vazão e consequentemente a oferta de água do Castanhão para a Região Metropolitana de Fortaleza.
A obra de duplicação consiste na instalação dos três grupos de motobombas restantes da estação de bombeamento, dos equipamentos hidromecânicos remanescentes dos canais (comportas de controle de vazão) e instalação de segunda linha de tubulação em aço carbono.
Segundo o Secretário dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, que participou do momento, “essa é uma obra muito importante para o Ceará, pois com essa duplicação nós vamos atender a uma maior demanda de água, permitindo que nosso estado faça transferência de águas entre as bacias com o uso de águas vindo do Rio São Francisco – o que deixa a Região Metropolitana de Fortaleza e o Ceará bem amparados hidricamente frente às mudanças climáticas”.
O governador Elmano de Freitas assinou também, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o acordo de financiamento de R$ 500 milhões do contrato serão destinados ao aporte de capital na Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o que contribuirá para o alcance da meta de universalização de esgotamento sanitário até 2033. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, fez questão de destacar a importância que a União tem dado a investimentos nesse âmbito. “É prioridade do governo do presidente Lula. O saneamento é indispensável para a qualidade de moradia e de vida da população, por reduzir riscos à saúde, principalmente infantil. A infraestrutura sanitária de qualidade também contribui para manutenção de empregos e mitigação às mudanças do clima”.
Sobre o Eixão das Águas
O Eixão é um conjunto de obras composto por uma estação de bombeamento, canais, adutoras, sifões, e túneis que realiza a transposição das águas do Açude Castanhão para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), reforçando o abastecimento, numa extensão de 255 km, inclusive na RMF e Complexo Industrial do Pecém, fazendo a integração das bacias hidrográficas do Vale do Jaguaribe e da Região Metropolitana, beneficiando uma população de aproximadamente quatro milhões de habitantes.