Ordem de serviço autoriza início dos estudos da implantação do novo trecho do Malha D’água
1 de julho de 2024 - 12:11
O Governo do Ceará, através da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) assinaram, na manhã desta segunda-feira (1), a ordem de serviço que autoriza o início da execução do contrato para elaboração dos estudos básicos, estudo de viabilidade técnica e econômica e projeto básico de engenharia para implantação do Sistema Adutor Arneiroz II – Sertões dos Inhamuns – trechos II, III, IV. O sistema faz parte do Projeto Malha D’água.
Segundo o secretário dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, o Malha D’água é uma nova estratégia no abastecimento hídrico e deve, no futuro, beneficiar todo o Ceará. “Nós iniciamos a execução pela região que tem a maior dificuldade hídrica, que é o sertão central, e vamos seguindo de acordo com as necessidades. A região do Arneiroz também será beneficiada e os estudos já garantem que as obras se iniciem os mais breve possível”.
Os estudos serão executados pelo consórcio HIBROBR-FAHMA e terá um investimento total de R$ 2.885.486,89 (Dois milhões, oitocentos e oitenta e cinco mil, quatrocentos e oitenta e seis reais e oitenta e nove centavos).
Para o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, a parceria do órgão com o Governo do Ceará vem trazendo grandes frutos para o Estado. “Hoje a Covefsf vem realizando grandes projetos aqui. Nesse evento além da ordem de serviço para início do Malha D’água, também teremos entregas de 117 equipamentos agrícolas, além da assinatura de convênio para projetos em parceria com a Assembleia Legislativa”.
O Sistema adutor Arneiroz – Sertões do Inhamuns quando pronto vai beneficiar mais de 136 mil pessoas de 20 sedes distritais e 6 sedes municipais com 497,98 km de extensão, sendo 205,42km de adutora principal e 292,56 de ramais adutores. Os municípios beneficiados serão: Parambu, Tauá, Arneiroz, Aiuaba, Saboeiro e Catarina.