Outubro Rosa e Novembro Azul são temas do Ciclo de Palestras da Seplag

13 de novembro de 2018 - 10:41

Na próxima quarta-feira (14.11), a Secretaria do Planejamento e Gestão realizará mais uma edição do Ciclo de Palestras da Seplag. Desta vez serão abordadas as temáticas das campanhas ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’, que fazem referência à saúde da mulher e do homem, respectivamente.

O palestrante será o oncologista Luis Porto, um dos médicos mais renomados do Ceará, professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará. O evento começa às 9h, no auditório da Seplag e tem apoio da Escola de Gestão Pública do Ceará.

Todos os servidores e colaboradores da Seplag e demais órgãos localizados no Cambeba estão convidados e poderão se inscrever no local. Mas atenção: as vagas são limitadas!

Saiba mais

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e, a partir de 2011, sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

O palestrante

Luis Gonzaga Porto é Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1975), Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal Fluminense (1985) e Doutor em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Atualmente é Professor Titular/PROPAP da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED-UFC) regime de 40 horas. Coordenador da Disciplina Opcional de Mastologia, FAMED-UFC. Coordenador do Laboratório de Cirurgia Experimental Profº Dr. Saul Goldemberg da Pós-graduação do Departamento de cirurgia da FAMED-UFC. Líder do Grupo de Pesquisa GEEON – Grupo de Educação e Estudos Oncológicos da UFC cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq atuando na linha de pesquisa Identificação Bioquímica do Marcador do Linfonodo Sentinela Autólogo do Sangue. Presidente da Sociedade Cearense de Cancerologia. Presidente da ONG-Grupo de Educação e Estudos Oncológicos, extensão do Departamento de Cirurgia da FAMED-UFC. Foi Chefe do Departamento de Cirurgia FAMED-UFC, Coordenador do 7º semestre do Curso de Medicina FAMED-UFC e Coordenador do Módulo de Oncologia. Chefe do Serviço de Mastologia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand-MEAC/Hospital das Clínicas-UFC. Consultório Particular na área de Oncologia/Mastologia.

Serviço:
Palestra Outubro Rosa x Novembro Azul