Parabens ao Dia do Ouvidor

16 de março de 2012 - 18:08

 

NOSSOS PARABÉNS A TODOS OS OUVIDORES. SALVE O DIA DO OUVIDOR

O maravilhoso poeta português Fernando Pessoa, já havia muito bem escrito: “não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito; é preciso também que haja silencio dentro da alma”.

Não basta o silêncio de fora. É preciso silencio dentro. Ausência de pensamentos. E aí, quando se faz o silêncio dentro, começamos a ouvir coisas que não ouvíamos.

Este é o labor do ouvidor. O ouvir sem julgar, mas o ouvir para agir.

Para ser um bom ouvidor não basta simplesmente marcar sua atuação pela ética, pela conduta, pela técnica e pelo procedimento. É preciso mais. É necessário ter coragem e vencer o medo. Ousar no desprendimento.

Para nosso orgulho, esse tem sido o comportamento daqueles que labutam na tão respeitosa atividade de ouvidores, e que, no dia 16 de março, comemoram o seu dia, institucionalmente fixado em diversas legislações estaduais e municipais.

A cultura da reclamação e o nascer do comportamento reivindicatório por parte da sociedade, já encontra eco nesse canal de comunicação, nessa porta aberta para a manifestação e participação popular. A ouvidoria já faz parte da agenda cidadã brasileira.

O ouvidor brasileiro conscientizou-se da sua importância e da relevância do seu papel. Os dirigentes começam a respeitar o protagonismo da ouvidoria e a entender os benefícios que ela trás.

O reconhecimento da importância do profissional de Ouvidoria, através do Dia Estadual do Ouvidor, é um fator que fortalece essa profissão que se dedica exclusivamente a auxiliar o cidadão na ausculta e melhoria dos serviços ofertados pelo governo estadual.

Parabéns a todos

Autor: João Elias de Oliveira