Passagem molhada vai ajudar comunidade na zona rural de Jaguaruana

25 de janeiro de 2022 - 09:25

Todo início de quadra chuvosa despertava medo nos moradores da comunidade de Figueiredo, na zona rural de Jaguaruana. O acúmulo de água no Riacho Araibu impedia o acesso dos moradores ao centro da sede municipal. Para evitar que a cena se repetisse, a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), através da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), concluiu a obra da passagem molhada no distrito de Figueiredo, zona rural do município de Jaguaruana, para atendimento às demandas da região de acesso e mobilidade em períodos chuvosos para as comunidades e/ou assentamentos em região de zona rural. De forma secundária, mas ainda importante, ela também proporciona acumulação de água para utilização dos moradores locais para desenvolvimento de atividades de subsistência como pesca e plantio, e ainda para dessedentação de animais.

A obra, que teve um valor total de R$ 379.977,63, vai barrar a água das chuvas, evitando que a comunidade perca o acesso de entrada e saída. A passagem molhada foi construída com maciço terroso nas ombreiras, servindo de vertedouro em concreto.

Segundo o superintendente da Sohidra, Yuri Castro, a obra garante a liberdade da comunidade que por diversas vezes ficou ilhada por conta do acúmulo de água. “Vamos barrar a chegada da água na comunidade, garantindo o livre acesso à sede municipal mesmo no período de quadra chuvosa”.