PEAS bem recebido em Miraíma e Amontada

5 de abril de 2010 - 13:16

Muito bem recebido pelas lideranças políticas e demais segmentos sociais de Miraíma e Amontada o Programa de Educação Ambiental e Sanitária, que a Secretaria dos Recursos Hídricos lançou, no final da última semana, para as populações beneficiárias da Barragem Missi, a qual terá capacidade para armazenar 56,7 milhões de metros cúbicos de água, no momento em construção pelo Governo do Estado e destinada aos dois municípios. O PEAS faz parte do Plano de Gestão Ambiental que a SRH implementa em todo o Ceará e que objetiva conscientizar os habitantes urbanos e rurais sobre a necessidade da administração de medidas mitigadoras contra os impactos ambientais, causados pela água represada em açudes públicos, e os efeitos decorrentes dos diversos uso dessa mesma água pelas populações.

As apresentações do PEAS, na sede dos dois municípios, esteve a cargo do coordenador do programa e representante da SRH, agrônomo Luiz Carlos Rocha da Mota. Em Miraíma, o lançamento foi prestigiado pelo Prefeito Municipal, Roberto Ivens Uchoa Sales (Betão), ocasião em que ressaltou para a comunidade a importância do PEAS e conclamou a todos a colaborar para os seus objetivo. Outras lideranças locais também estiveram presentes. Na cidade de Amontada, o Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, Eugênio Jacinto de Oliveira, que representou o Prefeito do município, também teve a participação dos diversos segmentos sociais locais. O acompanhamento das ações e dos estudos ambientais e sanitários motivados pelo PEAS acha-se a cargo da agrônoma Valéria Maria de Albuquerque Cavalcante, integrante do Nucam-Núcleo de Controle Ambiental da SRH, que, inclusive, está sempre presente aos lançamentos do Programa que, aos poucos, está atingindo as populações do interior do Estado.

Vale salientar que na construção Barragem Missi e Agrovila para 32 famílias dos colonos – moradores que serão retirados da bacia hidráulica do mesmo reservatório – o erário estadual investe de R$ 32 milhões de recursos próprios. Citada obra beneficiará cerca de 37 mil habitantes da região, principalmente da sede da cidade de Amontada, que contará com uma adutora destinada a garantir o bastecimento de água tratada para os seus 18 mil moradores e demais habitantes ribeirinhos e servir na irrigação difusa e dessedentação animal.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 05/04/2010