PEAS chega a Miraíma e Amontada

23 de março de 2010 - 12:38

 

PEAS chega às populações de Miraíma e Amontada

A Secretaria dos Recursos Hídricos realizará no dia 25, quinta-feira próxima, às 8 horas da manhã, em Miraíma, e a partir das 14 horas, em Amontada, o seminário de apresentação do Programa de Educação Ambiental e Sanitária-PEAS da Barragem do Missi, em construção pelo Governo do Estado, neste primeiro município. O encontro, que é parte do Plano de Gestão Ambiental que a SRH implementa em todo o Estado, objetiva conscientizar os habitantes dos dois municípios sobre a administração de medidas mitigadoras dos impactos ambientais causados pela água que será represada por aquele reservatório e os efeitos decorrentes dos diversos usos da mesma água pelas populações beneficiadas.

Referidos atos, que contarão com a presença das principais autoridades, lideranças e demais segmentos sociais locais, será coordenado pelo representante da SRH, agrônomo Luiz Carlos Rocha da Mota, responsável pela implementação do PEAS. O acompanhamento das ações dos estudos ambientais e sanitários, decorrentes das ações mitigadoras do Programa nas duas áreas citadas, estarão a cargo da técnica agrícola Valéria Maria de Albuquerque Cavalcante, integrante do Nucam-Núcleo de Controle Ambiental da SRH.

O Açude Missi, que está sendo construído em Miraíma, num investimento inicial do erário estadual de R$ 32 milhões tem conclusão prevista para este ano. Terá capacidade para armazenar 56,7 milhões de metros cúbicos de água, beneficiando cerca de 37 mil habitantes da região, principalmente da cidade de Amontada, sede do município vizinho, que contará com uma adutora destinada a garantir o abastecimento dos seus 18 mil moradores e dos habitantes ribeirinhos e, ainda, servir na irrigação difusa e dessedentação animal.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 23/03/2010