Poços irregulares poderão ser fechados

6 de março de 2009 - 13:02

A CTAS-Câmara Técnica de Águas Subterrâneas iniciou estudos objetivando a elaboração de proposta a ser enviada ao Conerh-Conselho dos Recursos Hídricos do Ceará, ao qual se acha subordinada, propondo baixar resolução determinando o fechamento e obturação de poços profundos em Fortaleza. Uma comissão de estudos foi designada para apresentar, até o dia 20 próximo, sugestões visando finalizar minuta a ser apreciada por cada um dos integrantes daquele órgão, por ocasião da sua próxima reunião ordinária.

Os integrantes da CTAS esperam reverter a situação existente, promovendo o aproveitamento da água subterrânea desperdiçada após captada pelo bombeamento contínuo e lançada na rede de esgotos, sem nenhuma serventia. A maior preocupação é com a avenida Beira-Mar, onde o nível freático é elevado e os prédios possuem estacionamentos de veículos no subsolo. Além do mais, pouco se conhece sobre quantos poços estão perfurados na área, de forma irregular ou não, e a capacidade real do manancial do subsolo no litoral fortalezense.

A resolução da CTAS, presidida pelo geólogo Mário Fracalossi, presidente da ABAS-Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, dará maiores poderes para a SRH-Secretaria dos Recursos Hídricos e suas vinculadas – Cogerh e Sohidra -, fiscalizar o cumprimento da legislação reguladora nas áreas da outorga e licença de uso de água subterrânea. A comissão designada está composta pelo hidrogeólogo Gilberto Mobus, geólogos Victor Bonfim, da SRH, Ronald Queiroz, da Cagece e José Alberto, da CPRM.

SRH – Fort. 06/03/2009