Presidente da Codevasf conhece modelo cearense de gestão dos Recursos Hídricos

29 de junho de 2018 - 15:44

O Presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), Felipe Mendes, conheceu, nesta segunda-feira (20/12), a estrutura organizacional do Sistema Hídrico do Estado do Ceará. A intenção é colher subsídios para a operação do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF. “O Ceará é, sem sombra de dúvidas, um estado modelar na gestão dos recursos hídricos. Estamos aqui para conhecer detalhes da gestão e da operação dos sistemas hídricos e, dessa forma, podermos desenvolver um modelo para o Pirsf”, disse Mendes.

Além do presidente da Codevesf, estiveram presentes à visita representantes da Agência Nacional de Águas (ANA). “Mostramos aqui além da estrutura organizacional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), mas também a nossa estrutura hídrica: açudes, canais, adutoras”, explica o secretário dos Recursos Hídricos Francisco Teixeira. Segundo ele, os técnicos da ANA e Codevasf demostraram especial interesse pela maneira como o sistema hídrico é operado no Ceará.

“Destacamos a importância da participação da sociedade na tomada de decisões. São 12 comitês de bacias, nos quais têm assento representantes de todos os setores interessados”, disse Teixeira. “As decisões emanadas desses fóruns têm muito peso, são fruto de intenso debate. Por isso são bastante respeitadas”, explica. O secretário também destacou o trabalho do Conselho Estadual dos Recursos Hídricos (Conerh) na gestão dá água no Ceará.

SÃO FRANCISCO – A Codevasf foi designada como operadora oficial do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF, a partir de 14 de março de 2014. O Decreto nº 8.207/2014 altera a redação do Decreto nº 5.995/2006 e, além de ratificar o novo papel da empresa, delimita a chamada região de integração, determina a composição do conselho gestor que vai gerir o PISF e aponta as diretrizes das atribuições do conselho.

Desta forma, de acordo com a redação estabelecida no Capítulo V do Decreto nº 5.995/2006, a Codevasf passou a responder pelo exercício das funções necessárias à operacionalização e à manutenção da infraestrutura decorrente do PISF, observando o disposto pelo órgão regulador do Sistema de Gestão do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional e procedendo à viabilização das sugestões do Conselho Gestor e demais integrantes do SGIB.