Programa Água Doce chega à fase de monitoramento

10 de fevereiro de 2020 - 15:40

O Programa Água Doce (PAD), executado pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), chegou à fase de monitoramento. Essa fase antecede a manutenção, que deve iniciar ainda no primeiro semestre.

A equipe de monitoramento  da SRH iniciou a ação visitando os municípios de Barreira, Chorozinho e Ocara. Segundo a técnica do PAD Liduína Carvalho as visitas são para reconhecimento dos percalços apresentados nos sistemas. “A próxima fase será de manutenção, então precisamos visitar os sistemas e identificar os principais problemas para que a manutenção seja feita de forma mais rápida e eficiente, sem desperdício de recursos”.

Dividido em gestão, mobilização social, sustentabilidade ambiental, sistemas de dessalinização e obras civis, o PAD tem como objetivo estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano. Ao todo foram instalados 252 sistemas de dessalinização em 44 municípios do Ceará.

Manutenção

A próxima fase, prevista para início em março, terá o apoio do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Instituto Sisar) e já foi publicada em Diário Oficial.