Programa Água Doce realiza Encontro Estadual nesta sexta-feira

29 de junho de 2018 - 14:38

O Espaço das Águas – auditório da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) – será palco, nesta sexta-feira (07/04), do V Encontro Estadual do Programa Água Doce. O evento, com início marcado para 8 da manhã, tem por objetivo principal discutir a gestão dos sistemas de dessalinização implantados como alternativa de abastecimento de água em comunidades difusas do Ceará.

O encontro contará a participação de representantes da Coordenação Nacional do Programa Água Doce, dos órgãos estaduais e federais que compõem o Núcleo Estadual do PAD, de municípios e comunidades beneficiadas. O Água Doce é tocado no Ceará Pela Secretaria dos Recursos Hídricos.

O PROGRAMA – O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com diversas instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil que visa a estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas.

A partir de 2011, o Programa Água Doce assumiu a meta de aplicar sua metodologia na recuperação, implantação e gestão de 1.200 sistemas de dessalinização até 2018, com investimentos de cerca de R$ 255 milhões beneficiando, aproximadamente, 500 mil pessoas em todo o Semiárido. Para o atingimento desta meta foram firmados 10 convênios com os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte.

Os convênios estão estruturados em três fases: 1) diagnósticos técnicos, sociais e ambientais; 2) Recuperação e implantação dos sistemas de dessalinização e; 3) Monitoramento e Manutenção dos sistemas de dessalinização implantados ou recuperados. Até o momento já foram realizados diagnósticos socioambientais e técnicos em 3.339 comunidades rurais de 316 dos municípios mais críticos quanto ao acesso à água na região semiárida.

reduz