Programa de manutenção das Estações de bombamento é iniciada

27 de dezembro de 2021 - 14:16

Investimentos chegam a quase R$2 milhões e envolvem serviços de mecânica e engenharias civil e elétrica

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) iniciou neste mês de dezembro um grande programa de manutenção das suas estações de bombeamento (Ebs). As Ebs são equipamentos fundamentais para abastecimento da população cearense, sobretudo aquela que reside na Região Metropolitana. Quase dois milhões de reais estão sendo investidos.

“Essas estações (EB1, EB2 e EB Itaiçaba) foram construídas nos anos 1990, antes da criação da Cogerh. Como todo equipamento mantido pela Companhia, passaram por manutenções ao longo dos anos. Mas chega uma hora que em que são necessários serviços mais específicos”, relatou o presidente da Cogerh, João Farias, durante visita técnica às obras. Estão sendo feitos reparos nas áreas de mecânica, civil e elétrica.

Segundo o diretor de operações, Bruno Rebouças, as Ebs 1 e 2 situadas em Pacajus e Horizonte são responsáveis pelo bombeamento da água do Açude Pacajus para o Açude Pacoti, no chamado Sistema Metropolitano (que envolve ainda os açudes Riachão e Gavião). “São equipamentos fundamentais para o bastecimento da Grande Fortaleza. Por isso todo o zelo e atenção que a companhia vem dando a eles”, destaca Rebouças.

Poços

A visita às obras incluiu ainda Pecém e Cumbuco. Ali o presidente e sua comitiva conferiram a bateria de poços que contribui para o abastecimento da região Oeste da Região Metropolitana.

“Foi a partir de um estudo desenvolvido pela própria Cogerh no Aquífero Dunas que dimensionamos o potencial da água subterrânea nesta região do Estado. Hoje, essa água tem grande importância pois, além de aumentar a garantia hídrica da área a Oeste da RMF, alivia a pressão sobre o sistema Jaguaribe/RMF”, explica João Lúcio.

 

*Informações Ascom Cogerh