Projeto Água abre 90 vagas para novos cursos destinados aos Comitês de Bacia

25 de setembro de 2013 - 12:52

23/9/2013
O projeto Água – Conhecimento para Gestão está com 90 vagas disponíveis para dois cursos gratuitos – “Gestão de Recursos Hídricos: Metodologias de Participação Social” e “Comitê de Bacia: O que É e o que Faz?” As capacitações começarão em 21 de outubro e terminarão respectivamente em 10  e 14 de novembro. As inscrições podem ser feitas no site do projeto.
O curso “Gestão de Recursos Hídricos: Metodologias de Participação Social” oferece 30 vagas e é voltado principalmente para membros de comitês de bacias. Com o objetivo de aplicar os princípios metodológicos da participação social na gestão de recursos hídricos com vistas à mobilização social, a capacitação possui carga de 40 horas, sendo 24 presenciais e 16 a distância. As aulas acontecerão em Governador Valadares (MG). As inscrições vão até a próxima quarta-feira, 25 de setembro.

Com 60 vagas, o curso a distância “Comitê de Bacia: O que É e o que Faz?” também é aberto ao público, principalmente membros de comitês e agentes gestores. Em suas 20 horas de duração, a capacitação busca informar sobre as atribuições e responsabilidades dos comitês de bacias e incentivar a participação da sociedade em geral na gestão de recursos hídricos. As inscrições começam nesta terça-feira, 23 de setembro e vão até 6 outubro.

O Projeto

O projeto Água – Conhecimento para Gestão é um convênio entre a ANA, a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e a Itaipu Binacional. O objetivo da iniciativa é desenvolver ações de comunicação, difusão, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e demais países da América Latina. São 24 cursos de capacitação complementar, além de ferramentas de educomunicação, que atingirão 300 mil pessoas até julho de 2014.
Comitês de bacias hidrográficas
Os comitês de bacias são organismos colegiados que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) e existem no Brasil desde 1988. A composição diversificada e democrática destes “parlamentos das águas” contribui para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão.
Os membros que compõem o colegiado são escolhidos entre seus pares, sejam eles dos diversos setores usuários de água, das organizações da sociedade civil ou dos poderes públicos. Suas principais competências são: aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia; arbitrar conflitos pelo uso da água, em primeira instância administrativa; estabelecer mecanismos e sugerir os valores da cobrança pelo uso da água; entre outros. Saiba mais sobre os comitês em: http://www.cbh.gov.br/GestaoComites.aspx.
Texto:Ascom/ANA