Projeto de gestão de águas subterrâneas conquista medalha e prêmio do Mérito Funcional

22 de novembro de 2021 - 08:41

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) foi uma das vencedoras da Medalha e Prêmio do Mérito Funcional 2021, premiação concedida pelo Governo do Ceará que reconhece ações inovadoras na gestão pública.

O projeto ganhador tem foco no estudo Qualiquantitativo do Aquífero Dunas, Área Pecém – Paracuru, de autoria da servidora Zulene Almada, gerente do setor de Estudos e Projetos da Cogerh. A lista com os nomes dos premiados foi divulgada na última terça-feira (16) pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE).

Zulene comemorou a conquista do prêmio e reforçou a importância do projeto para complementar o abastecimento de parte da região metropolitana de Fortaleza, que, no âmbito da escassez hídrica e baixos aportes dos anos 2012 a 2017, precisou recorrer à água subterrânea.

“Estamos muito felizes com esse resultado. Reflete um reconhecimento importante aos estudos contínuos de água subterrânea realizados pela nossa equipe, e acima de tudo, uma resposta a um trabalho feito com muita responsabilidade para garantir aos cearenses acesso à água”, frisou a servidora.

O projeto em questão abrange uma bateria de 35 poços que captam água do aquífero Dunas e complementam o abastecimento da porção oeste da Região Metropolitana de Fortaleza. A gestão eficiente e o monitoramento com recursos tecnológicos de última geração foram diferenciais no projeto.

Segundo Zulene, o apoio integral dos gestores foi essencial para o andamento do projeto. “O acompanhamento da diretoria da Cogerh, do presidente João Lúcio Farias, e do secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, sem dúvidas nos permitiu fazer um trabalho bem elaborado e com toda a segurança necessária”, comentou.

 

*Informações Ascom Cogerh