Projeto de monitoramento vai identificar a origem e idade dos Aquíferos do Cariri e Apodi

10 de novembro de 2022 - 13:48

O uso de técnicas modernas de monitoramento de aquíferos é estratégica para projetar políticas públicas de segurança hídrica para o Ceará

A Cogerh segue avançando no monitoramento e gestão de águas subterrâneas para garantir ainda mais segurança hídrica aos cearenses. Na última sexta-feira (04), a gerência de Estudos e Projetos da Companhia apresentou o projeto de Monitoramento com Isótopos Ambientais em Aquíferos da Bacia do Araripe e da Bacia Potiguar, numa ação estratégica de monitorar com mais detalhes o comportamento e o tempo de residência da água nos aquíferos da região do Cariri e do Apodi.

Além de gestores e técnicos da Cogerh, participaram do lançamento do projeto pesquisadores da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra).

O projeto será realizado em parceria com a Universidade Estadual Paulista – UNESP, por meio de convênio, e tem objetivo central de identificar, por meio da utilização de isótopos ambientais, a recarga e a idade de aquíferos estratégicos para a região do Cariri e do Apodi, na porção sul do Ceará.

Serão três anos de estudos e monitoramento dos aquíferos, em um trabalho que será coordenado pela Doutora em Hidrogeologia e Gerente de Estudos e Projetos da Cogerh, Zulene Almada e pelo Professor da Unesp, Didier Gastmans.

Para este projeto, os isótopos ambientais serão utilizados como importantes traçadores de recarga e de idade dos aquíferos. De acordo com Zulene, a Cogerh irá usar o Carbono 14 para datar águas coletadas nos poços selecionados. Os demais isótopos (Oxigênio 18, Deutério e Oxigênio 16) serão utilizados no “rastreamento” das recargas.

Zulene destacou ainda o avanço da Cogerh na gestão de águas subterrâneas como estratégia de segurança hídrica. “A demanda de água subterrânea na região do Cariri é alta, considerando que a população é de aproximadamente 800 mil habitantes. Portanto, nossa postura de investir em técnicas modernas de monitoramento de aquíferos é estratégica. Com a técnica de isótopos ambientais vamos descobrir o comportamento dos aquíferos e projetar políticas públicas de gestão das águas”, ressaltou.

O monitoramento com isótopos já teve início com uma primeira campanha para reconhecimento dos primeiros poços, conforme relatou Didier. “Todos os meses serão coletadas 40 amostras, que serão enviadas para o laboratório em São Paulo e partir daí serão feitas as análises para qualificar a recarga e traçar a idade do aquífero”, explicou o professor.

Hoje, 13 municípios no Cariri são abastecidos exclusivamente por água subterrânea. De 2015 a 2019, por exemplo, o Ceará executou o maior programa de construção de poços do Estado. Foram 13.629 poços, que ajudaram a complementar o abastecimento de várias cidades em tempos de maior estiagem.

Didier frisou também a necessidade de conectar a gestão da água subterrânea com o clima do Ceará. “Existe, sem dúvidas, um clima muito agressivo aqui, com muitos episódios de seca. Então, entender as condições climáticas em que as recargas nos poços aconteceram ou estão acontecendo é bastante importante”.

“Também vamos atentar para uma questão bem importante, que são as fugas de água. Eventualmente, pode haver fugas de água na rede da Cogerh que pode servir para alimentar os aquíferos, recarregando-os. Ou seja, você perde água por um lado, mas você está armazenando nos aquiferos”, ressaltou sobre as possibilidades do estudo.

 

*Informações: Ascom Cogerh