Projeto Malha d’Água é apresentado em Senador Pompeu

13 de novembro de 2018 - 18:10

Sistema previsto para região central do Ceará será o pioneiro do Estado

Representantes dos setores de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, realizaram nesta terça-feira (13), no município de Senador Pompeu, uma consulta pública para apresentação do Projeto Malha d’Água e os respectivos impactos socioambientais da proposta. Representantes dos comitês de bacia do Banabuiú, além de prefeitos da região e integrantes da sociedade civil assistiram a apresentação técnica do projeto.

O sistema adutor Banabuiú -Sertão Central, que integra o projeto, receberá a maior parcela de investimento, cerca de U$ 139 milhões, e será o primeiro a ser implantado. “A região da bacia do Banabuiú atravessa quase oito anos de seca extrema. Pouquíssima água foi aportada e alguns pequenos açudes, os chamados espelhos d’água, desapareceram”, explica Ramon Rodrigues, secretário adjunto da Secretaria de Recursos Hídricos, sobre a prioridade do início das obras no Banabuiú.

A proposta do Malha d’Água para a região compreende um conjunto de adutoras que conduzirão água já tratada do açude Banabuiú para os municípios de Solonópole, Senador Pompeu, Jaguaretama, Milhã, deputado Irapuan Pinheiro, Piquet Carneiro, Mombaça, Pedra Branca e Banabuiú, e mais 37 distritos, reforçando a segurança hídrica nesses localidades e diminuindo a dependência do abastecimento restrita somente a açudes. As estruturas das adutoras serão de aço ou tubos de ferro fundido, com uma extensão de aproximadamente 200km. Estações de tratamento robustas serão implementadas em cada açude estratégico. “A ideia é otimizar as estações de tratamento (ETAs)”, reforça Ramon.

O projeto começou a ser estudado em 2016 e era ponto principal no plano de governo de Camilo Santana. A proposta geral do projeto tem uma previsão de captação da água em açudes estratégicos. “O Malha d’Água será maior projeto de abastecimento humano do Ceará”, frisou Rodrigues. Nesses locais serão instalados estações de tratamento robustas que distribuirão água tratada. Serão 34 sistemas adutores em todo Ceará, com 4 mil km de linhas de adutoras. Aproximadamente 6 milhões de pessoas serão beneficiadas.

O Malha d’Água tem a participação de 11 secretarias do do governo do estado. O projeto será financiado pelo Banco Mundial e encabeçado pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), e terá financiamento do banco mundial. Trata-se de uma contratação do Projeto de apoio à melhoria da segurança Hídrica e Fortalecimento da Gestão Pública do estado do Ceará. O valor total do Projeto é da ordem de R$ 5,5 bilhões de reais.

Cerca de 120 pessoas compareceram à consulta pública. Técnicos da Cogerh, do Ipece, da SRH, além de prefeitos da região e usuários de água estiveram presentes.

Fonte: Ascom Cogerh