Projeto Malha D’água propõe nova estratégia para o abastecimento hídrico

15 de julho de 2020 - 14:56

A seca dos últimos anos trouxe consequências para o sistema hídrico do Estado do Ceará, levando os principais reservatórios a exaustão de suas potencialidades e evidenciando a vulnerabilidade das captações de alguns sistemas adutores, situadas a fio d´água nos rios perenizados pelos reservatórios.

Neste contexto, a Secretaria dos Recursos Hídricos – SRH em parceria com as vinculadas Cogerh, Sohidra e Funceme e com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, propuseram uma nova estratégia para o abastecimento de água dos núcleos urbanos do Ceará, que, indiretamente, influenciará a dinâmica de oferta hídrica para os demais usos. O denominado Programa Malha D’água, foi idealizado a partir da experiência da implantação e operação do atual sistema de infraestrutura hídrica, observando, principalmente, as suas fragilidades.

A proposta do Projeto é adensar a rede de adutoras, considerando todos os centros urbanos do Estado, com captação realizada, diretamente, nos mananciais com maior garantia hídrica e implantação das ETAs junto a estes reservatórios para posterior adução aos núcleos urbanos integrados ao sistema. A nova concepção dos sistemas adutores congrega um conjunto de características específicas, que resultarão em uma matriz hídrica diferenciada para o Estado, tanto pela malha de adutoras de água tratada proposta, quanto pela categorização dos reservatórios com destinação prioritária para o abastecimento humano.

Entenda: O Projeto Malha D’água fará um cruzamento da malha de adutoras planejadas com as rotas dos carros pipa, buscando otimizar o traçado, considerando o dimensionamento dos sistemas, quando viável, a população rural mapeada, disponibilizando água em pontos de abastecimento e planejando pequenos sistemas adutores para atender as maiores concentrações populacionais. Desta maneira, o programa Malha D’ água trará uma redução, substancial, das rotas dos carros pipa, influenciando também a qualidade da água para atendimento rural difuso.

O objetivo do Projeto é ampliar a segurança hídrica do Estado, garantindo condições de fornecimento de água para o abastecimento dos núcleos urbanos e complementarmente de comunidades rurais situadas ao longo dos sistemas adutores a serem implantados. Para o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira o  “Malha D’água será maior projeto de abastecimento humano do Ceará”.

O Projeto vai iniciar pelo sistema adutor integrado Banabuiú/Sertão Central, atendendo 9 sedes municipais e 37 distritais. Nesta fase serão beneficiados 213.737 cearenses. A documentação para o início das obras encontra-se na SRH, com previsão de processo licitatório ainda em 2020 para que a implantação se inicie em 2021.

O sistema adutor integrado Banabuiú/Sertão Central, é compreendido por uma captação no açude Banabuiú com uma estação de tratamento de água à margem do reservatório e uma malha que conduzirá a água aos municípios. “Os municípios beneficiados com esse sistema terão um aumento substancial da garantia qualitativa e quantitativa da água ofertada”, garante o secretário Teixeira.

Conheça o Malha D’água

O projeto Malha D’água será formado por 35 sistemas adutores planejados, com 4.306 km de linhas adutoras principais e 305 Estações de Bombeamento. Ao todo, 179 municípios serão beneficiados, atendendo uma população de 6.297.383 cearenses. Cada sistema adutor integrado inserido no Projeto, é formado por uma captação em um grande reservatório, uma estação de tratamento a margem do açude e uma rede de tubulações que conduzem a água tratada até as localidades de deteminadas regiões.