PROJETOS ESPECIAIS

21 de outubro de 2008 - 14:38

A elaboração do Plano Estadual dos Recursos Hídricos – PLANERH forneceu os subsídios necessários para o estabelecimento de uma ordenação jurídica e institucional que começou a ser implementada com a promulgação da Lei Estadual de Recursos Hídricos em 1992. O PLANERH forneceu, ainda, um imenso conjunto de dados e informações técnicas que possibilitaram, a partir de 1993, a criação de programas, por parte do Governo do Estado, objetivando a ampliação da infra-estrutura hídrica e a implementação do modelo de gerenciamento dos recursos hídricos preconizados pelo plano.

O Projeto de Desenvolvimento Urbano e Gestão dos Recursos Hídricos – PROURB-RH, criado em 1993, foi o primeiro grande programa de recursos hídricos do Estado do Ceará. Tendo como parceiro o Banco Mundial, o Governo Cearense conseguiu, no âmbito deste programa, estruturar o Sistema Estadual de Recursos Hídricos – SIGERH, ao mesmo tempo em que realizou substancial ampliação da infra-estrutura hídrica para dar suporte ao abastecimento humano. Dentre as realizações, merecem destaque não apenas o fortalecimento institucional da SRH e sua vinculada SOHIDRA, mas, fundamentalmente, a criação da COGERH. Como realizações de caráter estrutural do PROURB, destaca-se a construção de açudes de médio porte para se obter melhor distribuição espacial dos estoques de água, como também a implantação de adutoras de água tratada para o abastecimento de sedes municipais.

Credenciado pelo sucesso alcançado na implementação do PROURB-RH, o Governo do Ceará concebeu um segundo e mais ambicioso programa, o PROGERIRH e atraiu, mais uma vez, a parceria do Banco Mundial.

Hoje o Estado do Ceará conta com os projetos PROGERIRH e PROÁGUA em andamento.