Quixeramobim: adutora beneficia mais de 60 mil cearenses

29 de junho de 2018 - 16:03

A adutora, com mais de 60 km de extensão, abastecerá o município com águas do Açude Pedras Brancas.

160218 ADUTORA QUIXERAMOBIM CG6654 webMais de 60 km de extensão e um investimento de R$ 32,3 milhões. A chegada da água na manhã desta quinta-feira (18) através da maior adutora de montagem rápida (AMR) construída pelo Governo Camilo Santana fez a festa dos cerca de 60 mil habitantes de Quixeramobim, no Sertão Central, distante 200 km da capital. Com o novo equipamento, as esperanças do povo da cidade se renovam. A professora Alessandra Lima afirmou que “a adutora representa tudo, pois no momento em que a gente mais precisa recebemos água de qualidade dentro de casa, um bem mais precioso que nós temos neste momento”, destacou.
160218 ADUTORA QUIXERAMOBIM CG6579 webCom lágrimas nos olhos, a também professora Marizete Gomes do Nascimento realiza o sonho de ver a água na torneira de casa. “É vida para o nosso povo. Sem água não temos vida. Moro em fazenda desde que eu nasci e sofri muito com a falta d’água, agora temos água de qualidade e vejo a esperança no olhar do nosso povo”. O governador Camilo Santana destacou que a adutora foi construída em tempo recorde e contou com a parceria da Prefeitura e do Governo Federal. “Esta obra vai garantir que Quixeramobim não sofra com o colapso d’água e temos a certeza de que é a garantia da qualidade de vida para a população”, comemorou.
160218 ADUTORA QUIXERAMOBIM CG6541 webA adutora abastecerá o município com águas do Açude Pedras Brancas. Ao lado do prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta e do secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, o governador acionou o funcionamento da adutora que, até o final do dia, vai levar água para todas as residências. A AMR faz parte do pacote de quatro adutoras contratadas com recursos do Governo Federal, por meio de leilão reverso presidido pelo próprio governador, garantindo o abastecimento de água das sedes urbanas. Deste pacote, o equipamento de Independência foi entregue no último dia 31 de dezembro de 2015. As cidades de Ibicuitinga (em fase de testes) e Arneiroz serão as próximas a receberem o abastecimento com AMRs.
160218 ADUTORA QUIXERAMOBIM CG6459 webPara combater a escassez hídrica no ano passado, somente em Quixeramobim, foram construídos mais de 100 poços profundos (parceria entre Prefeitura e Estado) na área urbana do município. O esforço envolveu, sob a coordenação da SRH, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), responsável pelos estudos geofísicos (alocação); a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), que construiu os poços e instalou chafarizes; e a equipe do SAAE, que equipou os poços e injetou a água na rede de distribuição do município.
Para o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, o povo do município será eternamente grato ao governador Camilo Santana, reconhecendo o trabalho pelo abastecimento do município. “Foram vários esforços somados, ações emergenciais, poços cavados e agora o sonho se concretiza. Será um dia inesquecível para a nossa gente e para a nossa história”, comemorou.

Hospital Regional do Sertão Central
A nova adutora de montagem rápida vai garantir também o pleno funcionamento do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC). “Já temos garantindo com o Governo Federal 50% dos recursos para o custeio do Hospital. A adutora vai garantir a água necessária que o hospital precisa para funcionar plenamente e até o final do primeiro semestre o Hospital começa a funcionar”, destacou.
Participaram do evento, o deputado federal José Guimarães; o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque; o superintendente da Sohidra, Yuri Castro; o secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Osmar Baquit; prefeitos dos municípios do Sertão Central, lideranças políticas e dos movimentos sociais da Região.

Fotos: Marcos Studart

18.02.2016