Ramon ressalta a responsabilidade social no Dia Mundial da Água

21 de março de 2014 - 14:32

Ao saudar aos participantes na comemoração do Dia Mundial da Água, festejado na manhã de hoje, dia 21, o Secretário Executivo da Secretaria dos Recursos Hídricos, Ramon Flávio Gomes Rodrigues, que presidiu a mesa diretora dos trabalhos, destacou “a crescente responsabilidade social que temos de tratar a água para garantia da nossa vida e para as gerações futuras”. Discorreus sobre “os esforços desenvolvidos pelo Sistema SRH na construção da infraestrutura hídrica do Ceará e a participação integrada entre técnicos e a população cearense nos esforços para obter, não só a construção do sistema hídricos que hoje desfruta o Ceará mas na preservação da água e sua normal continuidade de uma política de recursos hídricos admirada por todos Estados brasileiros e países”.”

O ato festivo ocupou o auditório do Espaço das Águas – sede da Cogerrh e Sohidra – e desenvolveu-se por toda a manhã, tendo, ainda, como ênfase o debate dos técnicos presentes relativo ao tema “Água e Cidadania”, exposto pela técnica convidada Rosana Garjulli, do Conselho de Altos Estudos da Assembléia Legislativa do Estado. Mais de três dezenas de estudantes do Colégio Estadual Virgilio Tavora também prestigiaram o acontecimento.

O presidente da Cogerh, Rennys Frota, que compôs a mesa dos trabalhos, ressaltou a necessidade da “preservação da água, dando-lhe uma proteção de qualidade para o natural uso”. Destacou o trabalho realizado pelo Sistema SRH – Secretaria e suas vinculadas Cogerh e Sohidra – na “aplicação de um sistema de abastecimento dágua que não é só de engenharia mas de árduo trabalho de cidadania, esforço desenvolvido por cada um dos dirigentes e técnicos “do Sistema SRH.

O Superintendente da Sohidra, Leão Montezuma, pôs em destaque, dentro do esforço do sistema estadual dos recursos hídricos, o trabalho realizado por aquela autarquia na construção da infraestrutura hídrica de que o Estado hoje desfruta e anunciou esperar para abril próximo quatro novas perfuratrizes, que auxiliarão na perfuração de poços ao abastecimento no interior do Ceará. Falou sobre a contribuição da Sohidra na construção do Eixão das Águas, Canal do Trabalhador, Cinturão das Águas e todas demais obras hídricas do governo estadual.

A palestra de Rosana Garjulli obteve a melhor participação dos presentes, com formulação de reconhecimento para as análises feitas e suas futuras repercussões. A mesa de debatedores contou com a contribuição de Liduína Carvalho, supervisora do Núcleo de Águas da SRH, Borges Neto, diretor de Águas Subterrâneas da Sohidra, Berthyer Lima, gerente de Bacias Metropolitanas da Cogerh e Michele Mourão, advogada/auditora líder ambiental da CBH-RMF.

Na abertura dos trabalhos comemorativos o Coral do Tribunal de Justiça do Estado cantou, com todos os presentes, o Hino Nacional Brasileiro e a composição musical Planeta Água. Ocorreram apresentação do Programa Águas da Cidade, da Prefeitura de Fortaleza, lançamento do spot publicitário do Comitê de Bacias Metropolitanos de Fortaleza sobre o uso racional da água e apresentação cultural além do sorteio de brindes.

Assessoria de Comunicação Social da SRH/CE

Fort. 21/03/2014