Regularização de sistema garante abastecimento na comunidade Santa Cruz, em Pedra Branca

22 de novembro de 2021 - 13:56

O esforço conjunto de parceiros institucionais estaduais garantiu a regularização do sistema de abastecimento de água da comunidade de Santa Cruz do Banabuiú, no município de Pedra Branca.

A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), através da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e a Secretaria das Cidades, através da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em parceria com o SISAR/BBA e a prefeitura de Pedra Branca, assumiram um investimento total de R$ 400 mil, para conclusão da obra beneficiando 1.100 famílias.

O trabalho executado envolveu a regularização das ligações prediais, rede de adução e distribuição, retirada de vazamentos, dentre outras atividades. A conclusão das obras está prevista para o final do mês de novembro.

Após a conclusão, o sistema de abastecimento será gerenciado de forma compartilhada entre SISAR/BBA e associação local, garantindo a sustentabilidade do projeto na comunidade.

Um novo projeto já foi aprovado para novos investimentos que tratarão da execução de uma nova captação, fazendo com que a distribuição aconteça pelo manancial superficial existente na comunidade que hoje é abastecida por poços. O projeto reforça ainda mais o compromisso das instituições parceiras em garantir a universalização e o acesso à água tratada e de qualidade nas comunidades rurais.