Relatório de gestão de recursos hídricos é apresentado na Alece

22 de novembro de 2022 - 10:06

O Relatório de Gestão Estadual dos Recursos Hídricos, referente aos três primeiros trimestres de 2022 (janeiro a setembro) foi apresentado na tarde desta segunda-feira (21/11), às 14h, na Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

A reunião técnica foi conduzida pelo deputado Acrísio Sena, que preside a Comissão. O parlamentar destacou que o objetivo do encontro é o de recepcionar e apresentar o relatório elaborado pela Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (SRH-CE), com a colaboração da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra).

Durante a apresentação, o secretário da SRH, Francisco Teixeira, destacou que o trabalho do Sistema Integrado de Recursos Hídricos engloba todos os níveis de gestão, desde o estudo, planejamento e até a execução. Para cumprimento de todas as atividades do Sistema, foi aplicado, até setembro de 2022, o montante de R$ 393,76 milhões.

Para o Secretário, o relatório é uma ferramenta que serve tanto como instrumento de prestação de contas, quanto como indicador para operacionalizar demandas futuras. “Dentre as prioridades que deveremos trabalhar para os próximos anos, temos que destacar a necessidade da duplicação dos Sifões do Eixão das Águas, fundamental para a garantia de abastecimento”, ressaltou.

O diretor de planejamento da Cogerh, Elano Joca, lembrou que os resultados últimos anos foram positivos no âmbito da administração dos recursos hídricos do Estado. Para ele, uma das principais causas desse panorama é a implantação da gestão participativa dentro das entidades.

Na oportunidade, o superintendente da Sohidra, Yuri Castro, destacou que, nos três primeiros semestres de 2022, foram construídos 940 poços e que esse número é fruto de um trabalho integrado entre o Executivo e o Legislativo para que a população seja beneficiada.

Com relação à situação climática do Estado, a gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, disse que ainda não há confirmação de previsão para o próximo ano, mas que as expectativas são boas. Ela reforçou que a Instituição vem passando por evolução no monitoramento e previsão, “os detalhamentos subsazonais são úteis tanto para a população, quanto para a tomada de decisões estratégicas”, afirmou.

O relatório completo com todos os dados e análises está disponível no site da Secretaria de Recursos Hídricos.

 

 

Foto: Dário Gabriel