Representantes do Banco Mundial visitam açudes Banabuiú e Gavião

16 de dezembro de 2019 - 10:08

A visita faz parte da Missão do Banco Mundial para acompanhamento das ações de recursos hídricos

Visita ao Açude Banabuiú

Visando acompanhar as ações de empréstimo voltadas para os recursos hídricos, representantes do Banco Mundial estiveram no Ceará para reuniões e visitas técnicas em açudes cearenses. O foco da visita foi segurança de barragens e ampliação da estrutura hídrica através do Programa Malha D’água.

Segundo a gerente do Banco, Paula Freitas, a missão ao Ceará foi bem focada nos temas propostos, dando ampla importância ao tema de segurança de barragens. “A SRH e a Cogerh possuem uma equipe especializada no assunto, que trabalha exclusivamente com segurança de barragens. O desafio é muito grande, mas temos convicção que a equipe do Ceará é capacitada para vencer todo e qualquer desafio”, completou.

Visita ao açude Gavião

A visita ao açude Banabuiú teve presença de representantes da SRH, COGERH E DNOCS. O órgão federal contra as secas possui um planejamento de ações estruturantes para o açude, o que foi apresentado para os integrantes da missão na ocasião.
Ao açude Gavião, localizado nos municípios cearenses de Pacatuba e Itaitinga, foram representantes da SRH, COGERH E Cgece, fortalecendo a união dos órgãos estaduais na gestão hídrica dos açudes cearenses.

Outros pontos abordados durante a missão foram os projetos da Cogerh e Funceme, com foco na universalização da macromedição na regulação do uso e o aperfeiçoamento do monitoramento qualiquantitativo no sistema de previsão climática.