Representantes do Banco mundial visitam Sistema Hídrico Banabuiú

23 de outubro de 2018 - 14:57

Ação foi para conhecer o Projeto Malha d’Água

Representantes do Banco Mundial visitaram na última quinta-feira (18) o Sistema Hídrico Banabuiú, um dos sistemas que integrará o projeto Malha d’água. A comitiva formada por Bárbara Farinelli, Wilson Rocha e Jean Risopoulos, representantes da entidade, foram até o local para conhecer o projeto. A equipe técnica da Cogerh de Quixeramobim apresentou o sistema.

O Malha d´água é uma iniciativa da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado (SRH), em parceria com a Cogerh. O projeto é resultado de uma extensa infraestrutura hídrica de açudes, poços, adutoras e eixos de integração entre as bacias hidrográficas.

O projeto consiste em um sistema de adutores de água tratada captada diretamente nos mananciais de maior garantia hídrica, com a implantação das ETAs junto a estes reservatórios para posterior adução aos núcleos urbanos integrados ao sistema. O projeto amplia a segurança hídrica do Estado, garantindo condições qualitativas e quantitativas de fornecimento de água para o abastecimento dos núcleos urbanos e complementarmente de comunidades rurais situadas ao longo dos sistemas adutores a serem implantados.

Premissas do Malha d´Água

Captação no espelho d’água de reservatórios estratégicos e a partir de eixos de integração;
Tratamento de água, para cada sistema adutor, concentrado em uma única Estação de Tratamento (ETA) de elevado padrão, localizada junto ao manancial; Sistema adutor integrado de água tratada, atendendo a população urbana de várias sedes municipais e distritais e, complementarmente de comunidades rurais situadas ao longo do seu caminhamento;
Traçados dos sistemas adutores concebidos acompanhando estradas existentes, utilizando tubos metálicos com assentamento aéreo.

Fonte: Ascom Cogerh