Reunião alinha a gestão dos sistemas de dessalinização do município de Tauá

27 de fevereiro de 2023 - 16:18

Para alinhar a gestão dos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD) no município de Tauá, técnicos da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) se reuniram com a prefeita Patrícia Aguiar e o com o analista em Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da APRECE, Daniel Camurça, na manhã da última sexta-feira (24). Segundo a geóloga e técnica do PAD no Ceará Liduína Carvalho “a parceria da prefeitura é de extrema importância para uma boa gestão dos sistemas”.

O município de Tauá possui 19 sistemas de dessalinização de água através do PAD e a gestão compartilhada dos sistemas vai garantir a sustentabilidade dos mesmos.

Programa Água Doce

O Programa Água Doce visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano através da implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de água.

Por reduzir as vulnerabilidades no que diz respeito ao acesso à água no Semiárido, o Programa Água Doce é considerado uma medida de adaptação às mudanças e em uma situação de crise de saúde, como o combate ao Coronavírus, o PAD se torna um grande aliado do Governo do Estado e das comunidades beneficiadas.

No Estado do Ceará são 252 sistemas instalados, em 252 comunidades de 44 municípios.